Arouca, Economia, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Países emergentes determinam expansão do sector

No ano em que a Argentina estreia a sua participação na EXPOCOSMÉTICA, de 18 a 20 de Abril, na EXPONOR, com uma missão empresarial daquele país, num total de cinco empresas, regista-se igualmente a presença na feira da World Beauty Show Alliance – WBSA. «Trata-se de uma aliança que reúne as maiores feiras profissionais de beleza do mundo, que tem como objectivo aproximar os mercados e encurtar caminhos nas relações comerciais», refere Joana Vila Pouca, directora da EXPOCOSMÉTICA. Isto numa altura em que dados internacionais sobre o sector da cosmética apontam para um crescimento médio anual de 5,6%. Eis um dos dados referidos pelo gabinete de Estudos da AEP – Associação Empresarial de Portugal (leia o estudo em www.expocosmetica.exponor.pt), citando um relatório sobre o sector da cosmética ao nível mundial, publicado em Maio de 2008, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP Instituto de Economia, Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (Brasil).  

Entre as tendências observadas, o Relatório destaca a crescente importância dada aos países emergentes, como é o caso do Brasil, China e Rússia. «O crescimento económico, com elevação do rendimento disponível, as mudanças sócio-demográficas, como o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho e o aumento da esperança de vida e, principalmente para o caso da China, os efeitos sobre os hábitos de consumo, em virtude do aumento da população urbana, são factores que têm contribuído para aumentar o consumo nas economias emergentes a um ritmo maior do que nos países desenvolvidos», refere o estudo da AEP.

De notar que, embora os países emergentes tenham vindo a ganhar importância relativa enquanto mercados, os países desenvolvidos continuam a responder pela maior parte da produção e do comércio mundial. Além disso, as grandes empresas que dominam a maior parte da produção mundial têm sede nos Estados Unidos, Japão ou União Europeia.

Outra orientação referida no documento diz que tem sido crescente a preocupação com o desenvolvimento e a utilização de ingredientes naturais e orgânicos, estimulados pela preocupação ambiental e ecológica dos consumidores, aliados à preocupação com a segurança na utilização, fomentada pelas regulamentações associadas das instituições de vigilância cosmética. Aliás, um dos aspectos focados por uma das várias associações (ANEP, ANSCSCC, AIC, ACP,APBCIB, CACP, CACCP e AEN) presentes na EXPOCOSMÉTICA e ligadas aos vários segmentos representados (cosmética, estética e cabelo). A APCEB (Associação Portuguesa de Cabeleireiros e Estética de Braga) estima que, em Portugal, existam cerca de cem mil profissionais na área da estética, mas cerca de metade não são detentores de carteira profissional. «É urgente colmatar esta lacuna!», refere Luís Pimenta, presidente da associação (leia entrevista em www.expocosmetica.exponor.pt).

Ainda segundo o mesmo Estudo da AEP, citando o Relatório, do ponto de vista do desenvolvimento de produtos, destaca-se a tendência de desenvolvimento de princípios activos e sua incorporação em produtos cosméticos, especialmente produtos para a pele, como anti-sinais e anti-celulites.  

A EXPOCOSMÉTICA apresentará ao longo dos três dias as novidades existentes no mercado em termos de produtos, bem como as tendências para a nova estação Primavera/Verão. O evento é dirigido não só a profissionais mas também ao público em geral, sendo que o último dia (20 de Abril) é exclusivo aos profissionais.  

Informações úteis:

EXPOCOSMÉTICA 2009

14.º Salão Internacional de Cosmética, Estética e Cabelo 

Organização e Local

EXPONOR – Feira Internacional do Porto

Leça da Palmeira 

HORÁRIO:  Dia 18 – das 14:00 às 21:00 horas

          Dia 19 – das 10:00 às 20:00 horas

           Dia 20 – das 10:00 às 20:00 horas *

          * Só para profissionais. Entrada interdita a menores de 14 anos. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo