Economia, Santa Maria da Feira

Ambiente nas preocupações da Cifial – Sta. Maria da Feira

A dependência energética mundial motivou a empresa Cifial a lançar um prémio de 25 mil euros, visando identificar «contributos concretos» do design para «a melhoria de questões fulcrais» relacionadas com o Ambiente.

«Feel the Planet Earth’08» será atribuído bianualmente com o intuito de «promover o design como disciplina capaz de dar respostas e propor soluções inovadoras sobre o modo como o Homem se relaciona com o seu Meio».

O seu principal propósito decorre – segundo nota da empresa – de preocupações em torno das «grandes transformações actuais ao nível do ambiente, da economia, da sociedade, da cultura e da sustentabilidade, para as quais o paradigma sócio-económico vigente parece incapaz de dar resposta».

Para esta edição, a Cifial elegeu como tema a questão da dependência energética de fontes não renováveis, em que se baseia o modelo vigente da sociedade.

A primeira fase do prémio já terminou e recebeu um total de 61 candidaturas, 24 nacionais e 37 internacionais.

As candidaturas vão ser avaliadas por um júri, constituído por um conjunto de elementos representativos de diversas sensibilidades, formações científicas e nacionalidades.

A este prémio – que na edição de 2008 tem o valor de 25 mil euros – concorreram, individualmente ou em grupo, designers e finalistas de cursos de design.

O grupo Cifial, liderado por Ludgero Marques, teve a sua primeira unidade fundada em 1904 em Rio Meão, em Santa Maria da Feira.

Com 720 trabalhadores, dedica-se à produção e venda de produtos complementares para a casa.

Actualmente conta com filiais nos Estados Unidos da América, Reino Unido, Espanha e Polónia. Os seus produtos estão representados em países como Alemanha, Itália, França, Grécia, Chipre, Líbano, Tunísia, Marrocos, Argélia, Angola e Moçambique.

Artigo AnteriorPróximo Artigo