Depois de um mês de Janeiro chuvoso, Fevereiro fez regressar a situação de seca a Portugal continental, atingindo as regiões do interior norte e centro e «grande parte» das regiões do sul, segundo o boletim climatológico do Instituto de Meteorologia.
«Quarenta e seis por cento do território está em situação de seca fraca, 37 por cento em situação normal e 17 por cento em chuva fraca», lê-se no mesmo relatório, que calcula este índice com base na quantidade de chuva, temperatura do ar e capacidade de água disponível no solo.
A seca fraca é apenas o primeiro de uma classificação de quatro níveis de seca (fraca, moderada, severa e extrema), mas reflecte uma média de precipitação inferior ao valor médio de 1971-2000.
Em resultado dos níveis de precipitação, também os valores de água no solo eram inferiores «aos normais para a época» em todo o território do continente, segundo aquele documento do Instituto Meteorológico.
Janeiro foi um dos meses mais chuvosos dos últimos tempos, que permitiu subir o nível das barragens em todas as bacias hidrográficas e atenuar a situação de seca registada em quase todo o território nacional no final do ano passado.
Fevereiro já não foi tão benévolo, mas, mesmo assim, segundo o Instituto da Água (Inag), permitiu que o volume de água armazenado subisse em dez das 56 bacias espalhadas pelo país e baixasse apenas em duas bacias, quando comparado com os níveis de armazenamento do mês anterior.
Mas a situação piorou quando comparada com a do mês de Janeiro, quando os níveis de armazenamento de água tinham subido em todas as bacias monitorizadas, das quais 17 conseguiram registar disponibilidades superiores a 80 por cento do volume total.
Em Fevereiro passado, das 56 bacias hidrográficas monitorizadas pelo Inag, 20 apresentavam disponibilidades hídricas a 80 por cento do volume total e quatro registavam disponibilidades inferiores a 40 por cento.
Com excepção das bacias do Douro, Mondego, Ribeiras do Oeste, Sado e Mira, em todas as outras a água armazenada em Fevereiro foi superior à média registada desde a década de 90 até ao ano passado.