No mesmo dia em que era apresentado publicamente nos Paços do Concelho o projecto do novo Centro Escolar de S. Bento da Batalha (Santo Tirso), arrancavam também as obras referentes a esta importante empreitada – orçada em 655 382 euros – e que permitirá triplicar a área funcional do edifício escolar existente.
Localizada numa das mais importantes zonas da cidade, esta escola alberga 66 alunos, distribuídos pelo pré-escolar (25) e pelo Ensino Básico do 1º Ciclo (41). ~
Embora necessárias estas obras vão implicar um processo complicado para alunos, pais e professores, uma vez que vão decorrer em tempo de aulas. Na sessão de apresentação do projecto à comunidade, o Presidente da Câmara, Castro Fernandes, chamou a atenção para este facto, apelando à compreensão de todos, recordando que as obras são “um mal” necessário. «São para o bem de todos», acrescentou.
A empreitada de construção do novo Centro Escolar de S. Bento da Batalha inclui a beneficiação do edifício existente e a sua ampliação, passando a dispor de seis salas de aula, duas salas de docentes, um espaço polivalente, uma cozinha, uma biblioteca, um recreio coberto, instalações sanitárias, balneários e um recinto desportivo no exterior.
Refira-se que o novo Centro Escolar de S. Bento da Batalha é mais um projecto no âmbito da aposta na Educação e integra o grupo dos seguintes seis novos centros escolares a construir no concelho: S. Miguel do Couto (em fase de conclusão), S. Bento da Batalha-Santo Tirso (já arrancou), Costa-Roriz (já arrancou), Sequeirô, Arcozelo-Água Longa (já abriu concurso público), e EBI de S. Tomé de Negrelos (vai ser posta a concurso). A construção destes seis novos centros escolares vai custar mais de 10 milhões de euros.