Oliveira de Azeméis, Sociedade

Silampos em destaque na América – Oliveira de Azeméis

Famosa pela panela de pressão que produz há anos – celebrizada no anúncio de TV «João Ratão» -, a Silampos está a conquistar as cozinhas de portugueses e americanos nos EUA.

Com diversos pontos de venda em Newark (estado de Nova Jérsia), a empresa com sede em Cesar (Oliveira de Azeméis) tem vindo a aumentar a penetração no mercado norte-americano.

A «Portugalia Sales» – uma loja de utensílios domésticos localizada na Ferry Street – tem consolidado a venda da marca portuguesa, quer para consumidores da comunidade portuguesa, quer para norte-americanos, brasileiros e hispânicos.

«A Silampos é uma marca muito prestigiada. Há muitos portugueses a comprarem, mas cada vez mais americanos da classe média/alta têm escolhido os seus produtos», afirmou à EDV Informação Rosa Mocreia, a proprietária da «Portugalia Sales».

Uma das razões possíveis para o interesse manifestado é a relação qualidade/preço e o não menos importante facto de muitas famílias portuguesas já terem integrado cidadãos americanos.

«Noto muita satisfação dos clientes quando vêem as panelas e outros utensílios que, de facto, aparentam solidez, aliada a um design muito interessante», disse.

O contributo da comunidade portuguesa para a divulgação desta imagem positiva de Portugal advém de Newark ainda ser um centro de negócios, em que o comércio está nas mãos emigrantes lusos. A esta cidade diariamente aflui muita da população de Union, Kearny, Hillside, Harison e até Elizabeth, localidades vizinhas onde reside uma significativa comunidade lusófona.

«Ainda estamos agarrados às memórias e tradições antigas que trouxemos de Portugal e a Silampos acaba por ser uma das referências que temos nos utensílios de cozinha», acrescentou Rosa Mocreia.

A Silampos, fundada em 1951, iniciou a sua actividade com o fabrico de louça de cozinha em alumínio, tendo produzido, na década de 60, a primeira panela de pressão em Portugal.

Actualmente tem uma forte vertente exportadora para países como Inglaterra, Espanha, Rússia, Japão, Bélgica, Holanda ou EUA.

Artigo AnteriorPróximo Artigo