Cultura, Matosinhos

«Há Mares» 2009: I Festival Lusófono de Teatro Intimista de Matosinhos anima Cine-Teatro Constantino Nery – Matosinhos

No dia 3 de Fevereiro, teve início o I Festival Lusófono de Teatro Intimista de Matosinhos – “Há Mares” 2009, que se prolongará até ao dia 14 de Fevereiro. O Festival tem como fundamento divulgar, sensibilizar e fomentar o teatro junto do grande público, proporcionando uma experiência única de sentir e viver o teatro na sua mais plena intimidade e interacção.

Promover o intercâmbio efectivo entre países de expressão Lusófona foi uma das prioridades, o que se pode verificar pela presença de dez companhias de teatro de vários países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

O festival, que se realiza nos vários espaços do reconstruído e recentemente reinaugurado Cine-Teatro Constantino Nery, contou também com um amplo programa de actividades paralelas, desde apresentações de livros até conferências, performances, oficinas de teatro e concertos.

Os vários espectáculos apresentados foram “Solo para palavras e sanfona de brinquedo”, de Emannuel Marinho, do estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, “Sobreviver no Tarrafal” da Companhia Njinga Mbande, de Angola, “A Visita”, uma co-produção do Centro de Criatividade de Póvoa de Lanhoso e do Teatro Invísivel, de Lisboa, com texto e encenação de Moncho Rodrigues; “Tratado do vão combate”, um espectáculo de Márcio Januário, do Rio de Janeiro, o espectáculo de teatro infantil “O sábio” da companhia portuense Pé-de-Vento, “Araújo e Ofélia” obra infantil para teatro de marionetas de Beto Hinça.

No programa paralelo destacaram-se a apresentação do cantor e compositor cabo-verdiano Mário Lúcio de Sousa com abertura da cantora brasileira Ana Capicua; a Companhia Teatro Foradoeixo, do estado brasileiro de Santa Catarina com o seu espectáculo “O irmão Gémeo do morto” na Sala de Ensaio do Teatro, a companhia moçambicana Teatro Gungu, com a peça “Homens, fracos e ciumentos”.

Ontem foi possível ver o espectáculo “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, uma estreia absoluta da Companhia Teatro Reactor, de Matosinhos, que antecedeu a cerimónia de entrega do Prémio de Mérito do I Festival Lusófono de Teatro Intimista de Matosinhos.

A temporada do espectáculo “Memórias Póstumas de Brás Cubas” prorrogará as suas apresentações até ao dia 14 de Fevereiro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo