Santa Maria da Feira, Sociedade

Calorosa recepção a autarcas na Guiné-Bissau – Sta. Maria de Feira

Os autarcas de Santa Maria da Feira que hoje participaram na inauguração do mercado de Catió, na Guiné-Bissau, tinham às portas da cidade cerca de meio milhar de pessoas, agradecidas pelo apoio da autarquia.

Os vereadores Amadeu Albergaria (responsável do pelouro da Educação, Cultura, Desporto e Juventude) e Celestino Portela (Administração e Finanças) percorreram os 700 metros que separam a entrada de Catió até ao mercado em cortejo envolvidos com a população, onde nem as crianças das escolas locais faltaram.

«Só no local é possível verificar a importância deste mercado para a vida das pessoas. O equipamento que ajudámos a reconstruir é, sem dúvida, o centro da vida económica e social da região», disse à EDV Informação Amadeu Albergaria.

A cerimónia inaugural contou com a participação de dois ministros do novo governo da Guiné-Bissau, liderado por Carlos Gomes Júnior: o titular da pasta da Administração Territorial, Baciro Dabó, e do Comércio e da Indústria, Bocti Cande.

Estiveram ainda presentes, entre outras individualidades, o governador da província de Tombali, administrador de Catió, adido da Embaixada Portuguesa na Guiné-Bissau e o presidente da Câmara de Bissau.

«Esta obra é a primeira intervenção da Câmara de Santa Maria da Feira no âmbito da cooperação que temos mantido, há cerca de dois anos, com Catió», afirmou o vereador, que permanece até sexta-feira, juntamente com Celestino Portela, na antiga colónia portuguesa.

«Este pequeno contributo da nossa parte assume-se de grande importância para esta região da Guiné-Bissau», acrescentou.

O «Mercado de Santa Maria da Feira» – a designação da infra-estrutura, assim baptizado pela comunidade local – foi reconstruído com o apoio financeiro do município feirense, que disponibilizou para o efeito cerca de 19 mil euros.

As obras começaram em 2005, tendo terminado no passado ano.

A Fundação Evangelização e Culturas foi a entidade responsável pelas transferências financeiras e orientação de todo o processo de reconstrução.

Coube à Estrutura de Apoio à Produção Popular a organização local que, em parceria com a sociedade civil, executou a reconstrução do equipamento, com o apoio do Comité de Estado de Catió.

A reconstrução do mercado é uma das acções de cooperação realizadas entre o município do Entre Douro e Vouga e a capital da província de Tombali, no âmbito das relações de geminação, formalizada em 2006.

Catió é a capital da província de Tombali, localizada a Sul da Guiné-Bissau, numa região pobre e isolada do resto do país, sobretudo na época das chuvas.

A maioria dos seus habitantes pertence à etnia Nalu, cuja principal actividade económica é o cultivo do arroz.

Artigo AnteriorPróximo Artigo