A Protecção Civil accionou o alerta amarelo, que se vai prolongar até às 24:00 de domingo, para que todo o dispositivo à escala distrital e local consiga responder «com a máxima prontidão e eficácia» a eventuais situações de emergência, como o isolamento de pessoas, retenção de veículos e reforço dos meios, refere a ANPC em comunicado.
A ANPC determinou, também, que o Centro de Coordenação Operacional Distrital avalie antecipadamente a necessidade de acções que garantam, através dos responsáveis pela gestão das infra-estruturas rodoviárias, a circulação nas vias mais importantes ou de cortes nos pontos historicamente mais vulneráveis.
Segundo o Instituto de Meteorologia, Portugal Continental vai ser afectado, entre hoje e domingo, pela passagem de uma superfície frontal com actividade moderada a forte, prevendo-se períodos de chuva forte e neve acima dos 500 metros, agitação marítima e ventos fortes.
Devido ao mau tempo, a ANPC prevê cheias rápidas em meio urbano e persistência de neve e gelo nas estradas, além do aumento dos acidentes rodoviários devido à formação de lençóis de água nas estradas e dos incêndios urbanos.
A ANPC apela à população para seguir as indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança, manter desobstruídos os sistemas de escoamento de águas pluviais, a não utilização de braseiras em locais fechados e uma condução defensiva, nomeadamente em locais com gelo ou neve.
A Protecção Civil aconselha que se evite fazer viagens para as zonas onde se prevê queda de neve.
Se precisa de empresa de marketing digital pode ver a Livetech