Em Fevereiro, de 12 a 15, o destaque estará na Qualific@ – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego. Este ano, o tema em agenda é “Criatividade e Inovação através da Educação, Formação e Cultura”. A ideia é estimular o desenvolvimento das competências criativas enquanto fonte de novas aptidões. “Pretendemos, acima de tudo, a promoção da criatividade para todos, de forma a incentivar a inovação, social e empresarial, refere Carla Maia, directora da feira, acrescentando que os visitantes poderão participar nas várias oficinas criativas, que estão a ser “desenhadas”, em áreas como a pintura, o design, a ciência, entre outras.
Num só local, reúnem-se os diversos interlocutores, aproximando, edição após edição, as entidades responsáveis pela educação, formação, emprego e o seu público-alvo. Preenchendo 14 mil metros de área expositiva, os 120 expositores inscritos aguardam 40 mil visitantes, estimados pela organização.
Constituindo-se como um espaço de informação e sensibilização, para os desafios e oportunidades que se colocam ao nível da educação e da formação, a Qualific@ cria a perfeita harmonia entre a oferta e a procura, recebendo quer o público em geral quer os diversos agentes de educação, de formação e empresariais, contribuindo assim para a superação do duplo défice nacional em termos de qualificação (ao nível da sensibilização e procura de qualificações, por um lado; ao nível da oferta de qualificações ajustadas às necessidades do mercado, por outro).
O certame conta com o apoio e cooperação de diversas Instituições, que dão consistência ao projecto e introduzem mais valias não só no conteúdo da feira, mas também na sua dimensão e projecção.
O Ministério da Educação, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Agência Nacional para a Qualificação já responderam à chamada, repetindo a participação. O mesmo acontece com as escolas, de vários graus de ensino, nacionais e estrangeiras, que já estão a preparar demonstrações que realizarão na feia, de forma a cativar e informar os estudantes sobre as potencialidades dos seus cursos. Às instituições e escolas, juntam-se ainda as empresas com os seus produtos, equipamentos e serviços que aproveitam o momento comercial para apresentarem ao mercado as novidades.
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech