Inserida na programação «O Natal Desce à Rua», que decorreu no final do passado ano em S. João da Madeira, esta campanha fez «um apelo bem sucedido à generosidade dos sanjoanenses e de todos os que visitaram a cidade durante a quadra».
«Ofereça o que gostaria de receber» foi o lema da iniciativa, que passou pela colocação de recipientes de recolha de brinquedos e de livros em alguns edifícios públicos.
«As centenas de brinquedos e livros recolhidos mostram que os sanjoanenses e as pessoas que nos visitaram foram muito solidários e estiveram activos nesta campanha», disse o vereador Paulo Cavaleiro, em declarações à EDV Informação.
Se a recolha teve a sua primeira edição, já a disponibilização de contentores de Natal para deposição de cartão e papel depois da abertura das prendas se realizou pelo terceiro ano consecutivo.
«O objectivo é proporcionar, a cada mês de Dezembro, uma maior oferta de recipientes para papel e cartão, numa quadra em que há uma grande utilização desses materiais nos embrulhos dos presentes», explicou o autarca.
No Natal de 2008, foi recolhida uma quantidade de cartão e papel de embrulho equivalente a 52 contentores de lixo de 800 litros.