A mostra sobre o conhecido missionário, escritor e orador português da Companhia de Jesus insere-se nas comemorações do Ano Vieirino passados que são 400 anos do seu nascimento.
A exposição decorre da vontade da comissão organizadora em ver divulgada, nacional e internacionalmente, a obra e o pensamento do padre jesuíta, à qual se associou a autarquia dando a conhecer ao público «uma figura ímpar da cultura portuguesa e brasileira».
Ao percorrer a exposição, o visitante fica a conhecer as etapas mais importantes do pensamento e da vida de António Vieira, autor de uma variada obra da qual sobressai o «Sermão de Santo António aos Peixes».
Escritor, diplomata, pregador e teólogo, o padre António Vieira destacou-se como missionário no Brasil onde se bateu pela defesa dos direitos dos povos indígenas.
Figura da cultura portuguesa, o missionário foi um defensor do fim da distinção entre cristãos novos e cristãos velhos e ainda da abolição da escravatura.
Os sacerdotes da época e a própria Inquisição foram alvo das suas críticas.
As comemorações do Ano Vieirino, iniciadas em 2008, são uma iniciativa da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Lisboa e Província Portuguesa da Companhia de Jesus.
A exposição está patente ao público até ao dia 24 de Janeiro na sala polivalente da biblioteca municipal.
O envolvimento do município nas comemorações do Ano Vieirino, que terminam a seis de Fevereiro de 2009, envolveu já á realização da palestra «Palavra e acção na vida e obra do padre António Vieira».