O Mosaico Social arranca esta sexta-feira com um seminário, mas tem o seu ponto alto no sábado com a abertura de uma mostra – englobando 63 «stands» de instituições que desenvolvem intervenção social no concelho e na região – na zona envolvente das piscinas municipais em Santa Maria da Feira.
«Temos uma rede social bastante forte, muito dinâmica, activa e, por isso, surgiu esta ideia de divulgarmos o trabalho feito», disse Manuela Coelho, em declarações à EDV Informação.
O encontro – a decorrer até à próxima terça-feira – pretende «divulgar os serviços e projectos, estimular o seu conhecimento junto da população e potenciar uma cultura de parceria aberta e eficaz, através do intercâmbio de experiências e metodologias de trabalho entre instituições».
«É extremamente interessante dar a conhecer toda esta riqueza que existe nos diversos níveis da área social», sublinhou.
Além do espaço de exposição, estão previstos seminários, «workshops» de formação, animação permanente, actividades de interacção com o público e uma loja social.
Instituições particulares de solidariedade social, empresas, associações, organizações não governamentais (ONG), entre outros agentes locais, participam na iniciativa.
O programa inclui ainda uma gala de atribuição do «Prémio Concelho Solidário» – homenageando pessoas ou entidades que tenham contribuído de forma significativa para o desenvolvimento local – e a apresentação do «Guia dos Recursos Concelhios» e o «Dicionário Social».
«Todo o trabalho que é feito neste concelho no âmbito social é enriquecido porque há uma cooperação estreita entre os diversos agentes e uma atenção muito forte perante problemas e dificuldades que as pessoas do concelho têm», acrescentou Manuela Coelho.
A Rede Social de Santa Maria da Feira tem actualmente 107 parceiros formais, dos quais 43 são Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech