Os distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu eram, na manhã de hoje, os mais afectados da Região Centro pela neve e gelo, disse à agência Lusa fonte Centros Distritais de Operações de Socorro.
No distrito de Viseu, estão cortadas ao trânsito as Estradas Nacionais (EN) 2, entre Castro Daire e Lamego, a 321, entre Castro Daire e Cinfães, a 226, entre Lamego e Tarouca (e condicionada entre Sernancelhe e Tarouca).
Segundo o CDOS, estão ainda condicionadas a EN 22, entre Sernancelhe e Penedono, e parte da 225, entre Castro Daire e Vila Nova de Paiva.
Por outro lado, cerca das 10:30 de hoje reabriu a EN 228, que liga Fornelo do Monte (Vouzela) à Auto-estrada 25, na zona de Tondela.
Nos municípios de Resende, São Pedro do Sul, Sátão, Cinfães, Lamego e Tarouca existem várias estradas municipais encerradas ao trânsito, adiantou a mesma fonte.
Os acessos no maciço central da Serra da Estrela estão também fechados, nos distritos de Castelo Branco e Guarda, mantendo-se apenas transitável parte da EN 339, entre Piornos e a Covilhã.
Ainda no distrito de Castelo Branco, a EN 18, entre a rotunda das Donas e o cruzamento de Vale Prazeres, no concelho do Fundão, está igualmente cortada, o mesmo sucedendo com algumas estradas municipais, nomeadamente dentro da cidade da Covilhã.
Nos distritos de Coimbra e Leiria não há registo de estradas cortadas ou condicionadas, nem problemas causados pelas baixas temperaturas que assolam o país há vários dias.
De acordo com o site da Protecção Civil, em Braga continua cortada a comunicação entre Covide e Salamonde pela Estrada Nacional (EN) 304, entre Vilar Veiga e Portela Homem pela EN308-1, Tabuaças e Ruivães pela EN103; Chamoim e Covide pela EN307, Celorico da Beira e Mondim de Bastos pela EN213 e entre Cabeçeiras de Basto e Fafe pela EN311.
Estão ainda cortados os acessos municipais em Ruivães e entre Chorense e Monte de Santa Isabel, povoação de Terras de Bouro que chegou a estar isolada às 08:00 de hoje.
Em Viana do Castelo verificava-se, cerca do meio-dia, queda de neve na maioria dos concelhos do distrito e estavam cortadas a EN306, entre Paredes de Coura e Ponte de Lima, e a EN301, de Infalde a Padrouso, além de seis estradas condicionadas.
No distrito de Vila Real, está apenas cortada a estada Municipal (EM) 313, que liga Lamas de Olo e Mondim de Bastos, mas continuam condicionadas as ligações entre Vila Real e Chaves, quer pela A24 como pela EN2, o IP4 de Vila Real a Amarante e de Vila Real a Murça, a A7 entre Vila Pouca e Ribeira de Pena, além de várias estradas nacionais e municipais nas zonas de Boticas, Alto de Fontão, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar; Murça, Carrazeda Montenegro, Alijó e Mondim de Bastos.
No Porto estão cortadas as ligações entre Amarante e Mesão Frio (EN101), Porto e Amarante (A4), Capelos e Amarante (IP4) e permanece condicionado o IC29 junto a Gondomar.
No distrito de Aveiro, continuam cortados todos os acessos à Serra da Freita, a EN 227 entre Arões e Junqueira e as municipais entre Arouca e Cabreiros e de Dornelas a Arestal.