O maior presépio de areia em Portugal, com 300 toneladas e cinco metros de altura, colocou S. João da Madeira «na rota da animação nacional de Natal», afirmou o gestor do projecto, José Carvalho.
«Com este projecto a autarquia, pretendeu introduzir nas festas de Natal e de Ano Novo um novo conceito de arte ao serviço da animação de natal e de acordo com os seus responsáveis está a exceder as expectativas, não só pela espectacularidade evidenciada, como também pela entusiasta mobilização de milhares de pessoas que visitam o presépio, o qual colocou S. João da Madeira na rota da animação nacional de natal», disse José Carvalho.
O presépio promovido pela autarquia local, que pode ser apreciado até terça-feira, é uma produção artística da empresa «Making Solutions», com experiência nacional e internacional neste tipo de projectos.
«A perícia artística levada a cabo por escultores de grande relevo internacional, coordenados pelo escultor Pedro Mira (considerado por muitos como um dos mais talentosos escultores em areia do mundo) e a enorme dimensão das esculturas, são alguns dos motivos que cativam a curiosidade de todos, motivando mesmo alguma emoção junto de alguns dos visitantes», sublinhou o gestor do projecto.
Pedro Mira (Portugal), Marjon Katerberg (Holanda), Óscar Rodriguez (Espanha) e Gisele Prata Real (Brasil) foram os quatro escultores das três cenas bíblicas que compõem o original presépio – Anunciação, nascimento de Jesus e reis Magos.