A obra – intitulada «Sabores de Portugal – histórias, receitas, tradições» – relata em 154 páginas histórias, tradições e 120 receitas da gastronomia tradicional das várias regiões de Portugal, recolhidas em três anos de pesquisa.
«A nossa gastronomia é um património cultural muito valioso que temos de preservar e, se o fizermos junto das nossas comunidades de emigrantes, não só manteremos tradições seculares, como afirmamos a nossa cultura e até a nossa língua», disse a autora.
Até final do ano e no próximo mês de Janeiro haverá sessões de autógrafos em clubes portugueses das cidades de Elizabeth, Mineola, Kearny, Palm Coast, Orlando, New Bedford, Fall River e Filadélfia.
O livro é uma edição do Instituto de Cultura Ferreira de Castro, sedeado em Oliveira de Azeméis, em parceria com o «Atelier da Escrita».
Natural de Aveiro, Alexandra Farela Ramos é profissional da comunicação social, tendo trabalhado em jornais diários em Portugal e nos EUA, como «O Comércio do Porto», «Jornal de Notícias» ou o «24 Horas – América».
Foi autora da pesquisa para um documentário produzido pela RTP sobre o escritor Ferreira de Castro.
Iniciou-se na edição com o livro «Oliveira Guerra – Dois Contos e Alguns Poemas» (2001).
Daí para cá publicou «Murtosa – FotoMemória» (2005), «Murtosa – FotoMemória II» (2005), «Joaquim Coelho, Retrato de um Benemérito» (2007) e «Sabores de Portugal» (2008).
Especialista em assuntos de emigração, é directora-executiva do programa «Pontes de Cultura» – dinamizado pelo Instituto de Cultura Ferreira de Castro – que promove o intercâmbio de acções de animação cultural com as comunidades, designadamente no âmbito das artes plásticas e da difusão da língua portuguesa, sendo directora da revista «Alma Lusa».
Consultora redactorial de edições biográficas, Alexandra Farela Ramos tem em preparação outros livros dedicados à comunidade luso-descendentes radicada nos EUA.