Numa primeira fase, para pedir revalidação, substituição ou segunda via de cartas de condução, através da Internet, os condutores necessitam de ter acesso às declarações electrónicas da Direcção-Geral dos Impostos ou possuir Cartão de Cidadão.
Na cerimónia de apresentação dos novos serviços online, em Setembro, o presidente do IMTT, António Crisóstomo Teixeira, referiu que os pedidos dos condutores pela Internet poderão ficar mais baratos.
Para as empresas, os preços vão continuar a ser idênticos, porque ainda não há experiência neste tipo de forma de prestar os serviços, referiu.
No ano passado, 716.679 condutores pediram a revalidação ou substituição das cartas de condução.
Outros dos serviços online do IMTT destinam-se às empresas de transportes rodoviários (passageiros e mercadorias), como a inscrição em exames de capacidade profissional ou licenciamento de veículos, facilidades que vão alargar-se aos automobilistas.
Segundo o IMTT, as novas funcionalidades constituem «mais uma aposta na inovação, modernização e qualidade de um conjunto de serviços que o Instituto presta aos cidadãos e às empresas».
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech