Oliveira de Azeméis, Sociedade

Portal geográfico do município disponível na Internet – Oliveira de Azeméis

Uma plateia constituída na sua maioria por presidentes de junta, técnicos e vereadores assistiu à apresentação do portal geográfico do município de Oliveira de Azeméis, uma ferramenta que passou a estar acessível a qualquer munícipe no endereço http://portalgeografico.cm-oaz.pt/
Um cidadão que pretenda uma planta de localização já não precisa de se deslocar à autarquia como o fazia até agora, podendo obter o documento através da plataforma.
Esta é uma de muitas vantagens oferecidas pelo portal SIG online, um instrumento que, segundo o presidente da autarquia, Ápio Assunção, «irá aproximar os munícipes da câmara municipal ao partilhar com eles toda a informação interna».
«Estamos perante um meio que permite a qualquer pessoa o acesso à última informação e aos dados mais fiáveis em matérias como as do urbanismo, obras, educação, toponímia, planeamento territorial e trânsito», disse Ápio Assunção, enquadrando a plataforma «no trabalho de modernização administrativa que o município tem vindo a fazer nos últimos anos».
O autarca sublinhou a importância que o projecto assume não só para o munícipe como para os técnicos e os presidentes de junta de freguesia em relação a decisões que venham a ser tomadas.
A página oferece informação em três grandes áreas – cartografia, instrumentos de gestão territorial e infraestruturas – estando sujeita à actualização.
A plataforma permite o conhecimento total sobre o território sendo possível fazer pesquisas sobre as áreas da toponímia, educação, saúde e serviços públicos.
A nível dos instrumentos de gestão territorial é possível visualizar, por exemplo, os aspectos mais relevantes do Plano Director Municipal (plantas de ordenamento e de condicionantes, o património e as áreas desafectadas da Reserva Ecológica Nacional), o plano de urbanização da cidade, o plano municipal de defesa da floresta, o estudo de novas vias ou ainda o canal de protecção da linha do TGV.
No que se refere a infraestruturas a informação está dividida pelos sectores de comércio e serviços, ambiente e rede viária. É também possível verificar qual a localização dos painéis publicitários no âmbito da hasta pública para a concessão do direito e ocupação do espaço público, marcada para o dia 30 de Dezembro.
Entre as «novidades» do portal está a possibilidade da emissão gratuita de plantas de localização e a rede de apoio topográfico pelo que a plataforma sofreu algumas adaptações ao nível do interface relativamente à anterior versão disponível na intranet.
O portal SIG online, que pretende ser uma plataforma de partilha de informação, caracteriza-se ainda por uma pesquisa fácil para os munícipes, pouco habituados ao uso de uma ferramenta técnica deste tipo.
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo