S. João da Madeira, Sociedade

“Dia Mundial da Diabetes” assinalado em S. João da Madeira com rastreio e colóquio

A Associação “Aprender a Viver com a Diabetes” (AaVcD), de S. João da Madeira, está a organizar a comemoração, na cidade-município, do “Dia Mundial da Diabetes”, que será assinalado a 14 de Novembro próximo.

Fernando Sequeira, o presidente da instituição, revelou à EDV Informação que o programa incluirá um rastreio, dirigido à população em geral e que decorrerá no “Continente” do “8ª Avenida”, e, também, um colóquio-debate sobre a Diabetes.

O colóquio vai decorrer, a partir das 21:00 horas, no Museu da Chapelaria e terá como palestrantes os médicos Mary Concepcion e José Vítor, do Centro de Saúde de S. João da Madeira, e o empresário do sector da saúde, Fausto Sá, proprietário do Centro Médico da Praça(CMP).

“No início será feita uma apresentação da Associação e no final haverá um período destinado a intervenções do público”, referiu Sequeira a respeito o debate.

O dirigente manifestou, ainda, a esperança de que, para além de alertar as pessoas para os perigos e realidades da doença, o “Dia Mundial da Diabetes” em S. João da Madeira sirva, também, para dar “um novo impulso” à sua Associação.

Fernando Sequeira informou que, na actualidade, a AaVcD conta com 80 associados – pessoas de S. João da Madeira e das freguesias vizinhas, pertencentes a Oliveira de Azeméis e a Santa Maria da Feira.

O responsável salientou que a actividade diária da Associação ainda “não é muita”, sendo marcada por “rastreios nas escolas” e por acções similares no centro da cidade, em concreto na Praça Luís Ribeiro.

Diariamente, das 09:00 às 11:00, quem quiser, pode fazer o despiste da doença na respectiva sede.

A AaVcD tem como sede uma sala na Rua de Fundo de Vila, no nº 71, junto ao CMP. E espera que a Câmara Municipal de S. João da Madeira cumpra a promessa de lhe encontrar um melhor espaço.

Fernando Sequeira disse ainda que vai marcar eleições para uma data “até Janeiro”, afirmando-se disponível para continuar na presidência da Associação nos próximos dois anos.

Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola

Artigo AnteriorPróximo Artigo