Economia, Oliveira de Azeméis

Indústria de Enginering and Tooling “está a responder bem aos desafios internacionais” – Rui Tocha – Oliveira de Azeméis

A indústria de Enginering and Tooling em Portugal “está a responder bem aos desafios internacionais” num momento de crise económica, afirmou o director-geral do Centimfe (Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos), Rui Tocha.

“Esta indústria tem uma boa base para continuar a ser destacada a nível internacional. Por isso, criámos o pólo de competitividade Enginering and Tooling que vai ser seguramente uma referência portuguesa no mercado internacional”, disse Rui Tocha, em declarações à EDV Informação.

A indústria de Enginering and Tooling engloba actividades produtivas relacionadas com moldes, ferramentas e plásticos que no País se destacam pela sua capacidade de inovação e competências tecnológicas.

“Há muito trabalho a fazer, especialmente numa indústria composta por empresas muito pequenas, que têm de fazer investimentos fortes em tecnologia para estar no topo, mas estamos a responder bem aos desafios internacionais, sobretudo pela capacidade de antecipação que existe”, explicou.

Segundo o director-geral do Centimfe, essa capacidade de antecipação, “que permite corrigir trajectórias”, foi “bem feita”. “É claro que não está totalmente ganha, porque hoje no mercado internacional não se pode garantir à partida vencedores, mas estamos no bom caminho”, frisou.

O Centimfe em conjunto com a Cefamol (Associação Nacional da Indústria de Moldes) está a dinamizar desde segunda-feira a sexta edição da Semana de Moldes, em Oliveira de Azeméis e na Marinha Grande, onde a maioria das empresas de moldes estão implantadas.

Uma das principais iniciativas do evento é o “RPD” (Rapid Product Development) que vai trazer a Oliveira de Azeméis, quarta e quinta-feira, especialistas de renome mundial para discutirem as últimas tendências em termos de inovação e tecnologias de desenvolvimento rápido de produto.

“Ao longo de dois dias os maiores especialistas a nível mundial irão expor e partilhar os últimos desenvolvimentos tecnológicos, tendências e oportunidades”, disse Rui Tocha, acrescentando que “os ilustres convidados irão trazer conhecimento e levar uma imagem de capacidade das nossas empresas”.

Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo