Durante dois dias, os Paços do Concelho de Matosinhos receberam um seminário sobre deficiência: “Descobrir Potências na Deficiência Física e Mental”. A sessão de abertura foi presidida pela Vereadora da Acção Social, Dra. Luísa Salgueiro que, para além de dar as boas vindas a todos os participantes, explicou as principais razões que estiveram na origem da organização deste certame temático tão importante para “desbravar novos caminhos” no âmbito da deficiência.
Tal como referiu a Dra. Luísa Salgueiro, na sequência do trabalho desenvolvido pela autarquia ao nível da promoção social e saúde, nomeadamente na Rede Social, surgiu a necessidade de aprofundar o conhecimento acerca da realidade concelhia no que diz respeito à intervenção na área da deficiência. Os principais objectivos deste seminário foram reflectir sobre o tema da deficiência; fomentar a partilha de experiências; e dentificar formas de actuação mais ajustadas à realidade de intervenção concelhia.
Assim, na quinta-feira, dia 3 de Julho, seguiu-se a intervenção do Dr. Jerónimo de Sousa, Director do Centro de Reabilitação Profissional de Gaia que apresentou o Estudo desenvolvido pelo referido centro: “Mais Qualidade de Vida para as Pessoas com Deficiências e Incapacidades: Uma Estratégia para Portugal”. Ainda nesta manhã, registou-se a participação da Dra. Lurdes Fesch com o tema formação e Integração Profissional de Pessoas com Deficiência Intelectual no Mercado de Trabalho, Histórias de Vida e trajectos de inclusão.
A parte da tarde, foi preenchida com temas de relevante importância para a temática abordada, como por exemplo a importância do papel do Provedor Metropolitano para as Questões da Deficiência, abordado pelo Dr. João Cottim Oliveira, Provedor Metropolitano dos Cidadãos com Deficiência.
A Dra. Fátima Silva da Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM), de Matosinhos, partilhou, em seguida, com todas os participantes a sua enriquecedora experiência no que diz respeito ao tema do envelhecimento das pessoas com deficiência. Também da APPACDM de Matosinhos, o Professor José Fial falou das verdadeiras lições de vida que se podem retirar do “Desporto Adaptado” e da força e coragem destes cidadãos na prática desportiva não obstante as limitações físicas ou intelectuais que possam ter.
O último painel deste primeiro dia de seminário foi composto por uma intervenção do Dr. Edgar Pereira, da Cooperativa para a Educação e a Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Cascais (CERCICA) que explorou o tema “Educação Não Formal: Potencias as Oportunidades de Integração”. Seguiu-se um testemunho vindo da vizinha Espanha: Tasubinsa apresentou a experiência de trabalho de Pamplona.
O segundo dia deste seminário foi composto essencialmente por três workshops temáticos que reuniram para troca de opiniões e experiências que foram, depois, apresentadas, em tom de resumo, no encerramento deste encontro. Assim, foram três os temas em torno dos quais decorreram os trabalhos: “Emprego e Inserção Profissional”, “O apoio da Terapia Ocupacional à Pessoa com Deficiência” e “Desafios da Inclusão das Pessoas com Deficiência e Incapacidades”.
Na sessão de encerramento, na sexta-feira, ao final da tarde, presidida pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e com a Dra. Luísa Salgueiro, foi apresentado o trabalho produzido por cada grupo, destacando-se conclusões, dúvidas, novas questões a colocar à sociedade e possíveis soluções para alguns dos principais problemas das pessoas com deficiência.
O balanço final foi muito positivo acrescentando dados importantes nesta temática que tanto preocupa, e ocupa, a autarquia de Matosinhos. Refira-se que esta iniciativa dirigiu-se sobretudo a técnicos do concelho que desenvolvem a sua intervenção na área da deficiência, de cidadãos portadores de deficiências e incapacidades e respectivas famílias.
Refira-se também que é objectivo da Câmara Municipal reverter para o Plano de Desenvolvimento Social, as reflexões e propostas dos grupos dos workshops, bem como introduzir os contributos das experiências apresentadas no Seminário.