O Encontro de Oportunidades de Negócios Brasil-Portugal realizado no passado ano em Santos criou “uma relação mais próxima” entre os dois países, afirmou à EDV Informação o presidente do Conselho Empresarial do Entre Douro e Vouga (CEEDV), Eduardo Costa.
“Temos mantido contactos permanentes com empresários e instituições da Baixada Santista. O encontro criou uma relação mais próxima entre os dois países”, disse o presidente do CEEDV, entidade que chamou a si a organização da missão.
“Quer os empresários, quer as associações e estabelecimentos de ensino superior do Entre Douro e Vouga que participaram nos trabalhos em Santos aprofundaram desde essa altura os seus relacionamentos com aquela região brasileira”, garantiu.
“Com este tipo de missões estamos a cumprir o nosso papel enquanto federação das associações, que é, entre outros objectivos, criar oportunidades de negócio, conhecer e abrir novos mercados e dinamizar canais de relacionamento”, acrescentou Eduardo Costa.
A primeira edição do Encontro de Oportunidades de Negócios Brasil-Portugal – promovida pelo CEEDV – decorreu na cidade de Santos (Estado de S. Paulo) entre 04 e 08 de Março de 2007.
Durante o encontro, a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria assinou um protocolo de cooperação económica, cultural e científica com os nove municípios brasileiros que integram a Região Metropolitana Baixada Santista (RMBS).
Além deste acordo, foi celebrado ainda um protocolo complementar entre o CEEDV e mais quatro organismos de ensino e formação tecnológica (sedeados no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga) e cinco entidades congéneres da RMBS.
A delegação do Entre Douro e Vouga que participou na primeira edição do Encontro de Oportunidades de Negócios Brasil-Portugal integrou autarcas, empresários e representantes associativos e de estabelecimento de ensino superior e tecnológico.
Entre os participantes seguiu também um grupo de empresários oriundos da Bulgária, que nos últimos anos tem mantido relações comerciais com o norte do distrito de Aveiro.