Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Associação nacional das regiões de turismo vai manter-se - S. João da Madeira

Associação nacional das regiões de turismo vai manter-se – S. João da Madeira

Date:

Representantes das regiões de turismo portuguesas decidiram hoje em Aveiro dar continuidade à actual associação nacional, mediante uma estrutura representativa que integre as novas entidades e sirva para dar a conhecer as preocupações do sector ao Governo.

A decisão foi tomada por unanimidade na assembleia interregiões da Associação Nacional das Regiões de Turismo (ANRET), face à nova lei-quadro para as regiões de turismo, que extingue as existentes e com a entrada em vigor, a partir de hoje, das comissões instaladoras das novas regiões de turismo.

“Foi aprovada por unanimidade a necessidade de ser criada uma estrutura nacional que agregue as futuras entidades como estrutura representativa”, anunciou Miguel Salsinha.

O presidente da Associação Nacional das Regiões de Turismo, que falava aos órgãos de comunicação social no intervalo dos trabalhos, acrescentou que a nova estrutura “deverá enquadrar as actuais e as novas entidades e ser um ponto de discussão para apresentar à tutela as nossas preocupações”.

Os representantes das 19 regiões de turismo, que o governo decidiu extinguir, debatem hoje na Vista Alegre, Ílhavo, as implicações da nova lei-quadro das regiões de turismo, que deverá ainda ser objecto de discussão na Assembleia da República, por iniciativa do PCP.

“Estamos a fazer a interpretação do diploma e a esclarecer dúvidas, procurando entre as associações criar um consenso quanto à tramitação a seguir nesta fase de transição”, esclareceu Miguel Salsinha.

O presidente da Associação Nacional das Regiões de Turismo não escondeu algumas reservas quanto à nova legislação, nomeadamente por não ter acautelado a subsistência de regiões com expressão histórica e notoriedade internacional.

“Defendemos desde o início que a reestruturação se fizesse pelas novas áreas, mas também pelas consolidadas, como Aveiro, o Minho, ou o Estoril, que irá ser diluída por Lisboa”, disse.

O desenvolvimento dos pólos, o último dos quais o de Leiria/Fátima, não resolveu aquele problema.

“Compare-se, por exemplo, a aposta no Litoral Alentejano e no Alqueva, este com 22 mil dormidas por ano que não representa nada em termos nacionais, enquanto o Estoril, com 1,4 milhões de dormidas por ano não figura”, frisou.

“Estoril tem 86 anos de existência, Leiria/Fátima e a Serra da Estrela 50 anos. São estruturas que trabalharam durante vários anos, conhecem bem o território e os operadores”, acrescentou.

Segundo Miguel Salsinha, “há uma perda de competências directas, embora na organização interna seja de destacar como positiva a distribuição clara por critérios válidos das verbas do Orçamento de Estado”.

O presidente da ANRET salientou ainda que “foram as regiões de turismo que avançaram com a proposta de reorganização nacional”.

“A nova lei não foi ao encontro do que entendíamos. A secretaria de Estado suspendeu o grupo de trabalho e começou a decidir por si só e o documento final não é aquele em que havíamos participado”, disse.

O responsável espera agora que a Assembleia da República possa introduzir melhorias na nova lei.

“Pensamos que ainda há tempo para trabalhar nesse sentido”, frisou.

Pela nova legislação, passam a existir apenas cinco áreas e 11 entidades de gestão regionais do turismo, contra as actuais 19 regiões de turismo, embora estejam previstas as figuras de delegações e pólos.

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...