Regengos de Monsaraz convida alunos a fazerem laço humano azul nas escolas

Date:

Os edifícios da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, das juntas de freguesia e de outras instituições do concelho têm laços azuis nas paredes durante o mês de abril para assinalar o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos Infantis. Esta iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Reguengos de Monsaraz em conjunto com o Município de Reguengos de Monsaraz e as juntas de freguesia do concelho visa alertar e sensibilizar a população para os maus-tratos contra crianças e jovens.

No dia 27 de abril será organizado o “Dia de Vestir Azul”, iniciativa que convida toda a população a vestir uma peça de roupa de cor azul e que os alunos do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz formem em cada escola um laço humano azul. Os alunos do Pré-escolar vão criar o seu “boneco das preocupações”, que tem como objetivo ser um amigo das crianças a quem elas contam as suas preocupações para deixarem de ter medos, sobretudo na hora de dormir. Neste dia vão também ser distribuídos folhetos informativos para divulgar a história do laço azul.

A Campanha do Laço Azul iniciou-se em 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando uma avó, Bonnie W. Finney, atou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se questionassem. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram curiosos foi trágica e sobre maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal.

A escolha da cor azul foi para não esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos e para a lembrar constantemente para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. Esta história demonstra como um único cidadão consegue despertar as pessoas no mundo para as consequências dos maus-tratos contra as crianças, para a sua prevenção e para a defesa e proteção dos seus direitos.

A Organização Mundial de Saúde define os maus-tratos infantis como o abuso ou negligência que ocorrem em crianças com idade inferior a 18 anos, incluindo todos os tipos de abusos físico, emocional, sexual, negligência e exploração comercial ou outra, que resulte em dano real ou potencial para a saúde da criança, a sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade no contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...