A Câmara Municipal de S. João da Madeira vai afetar a tempo inteiro ao Parque Urbano do Rio Ul um funcionário do setor do ambiente da autarquia.
Este Jardineiro do Parque, como será identificado, terá dedicação exclusiva a esse grande espaço verde da cidade, procedendo à sua manutenção e conservação diária. Prestará também apoio e informações às pessoas que aí afluem em grande número.
Paralelamente a esse trabalho de base, este funcionário colaborará na implementação de um programa de Amigos do Parque, através do qual os cidadãos e as organizações terão a oportunidade de contribuir para a dinamização e preservação do espaço, designadamente através de ações de voluntariado.
“Humanizar e potenciar o Parque”
Com a criação deste posto de trabalho específico, “pretende-se humanizar e potenciar o parque como um equipamento diferenciador na cidade e na região, reforçando a função pedagógica e de sensibilização que deve estar associada a este espaço verde”, afirma o Vereador do Ambiente, José Nuno Vieira.
A medida vai, assim, ao encontro do objetivo de garantir um acompanhamento mais próximo e com maior regularidade do Parque Urbano do Rio Ul, o que contribuirá para o seu bom funcionamento e para a transmissão de bons princípios de usufruto, tornando o local ainda mais aprazível e atrativo para os Sanjoanenses e para quem visita a cidade.
Com cerca de 180 mil metros quadrados, o Parque Urbano do Rio Ul é um dos maiores espaços do género na região, tendo sido projetado pelo arquiteto sanjoanense Sidónio Pardal, também autor, entre outros, do projeto do Parque da Cidade do Porto.

