Foi na tarde do dia 19 fevereiro que arrancaram as atividades na Escola Básica de Paramos, que contaram com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Pinto Moreira, do Sr. Vice-Presidente e Vereador da Divisão de Educação e Juventude, Dr. Vicente Pinto, da Chefe de Divisão de Educação e Juventude, Drª Susana Teixeira e do Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, Dr. Ilídio Sá.
O município de Espinho, durante o ano letivo 2015/2016, e à semelhança dos anos anteriores, promove o Programa “Regime de Fruta Escolar”, abrangendo 1256 alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública, financiado no âmbito do programa europeu de distribuição de frutas nas escolas.
No programa, a fruta é distribuída dois dias por semana, durante 30 semanas, por ano letivo. Além desta distribuição, o programa exige aos Estados-membros a elaboração de estratégias que incluam iniciativas educativas e de sensibilização, bem como a partilha de bons hábitos alimentares.
Neste sentido, o município irá implementar, através da Divisão de Educação e Juventude, o projeto Try With Us – Fruta vai à escola, que tem como objetivo primordial promover hábitos alimentares saudáveis, com principal enfoque no consumo de fruta. As atividades a desenvolver são adaptadas à faixa etária do público-alvo e, por inerência, ao nível de conhecimentos do mesmo, contemplando crianças com Necessidades Educativas Especiais.
Este é um projeto multidisciplinar que pode englobar áreas tão diversas como as ciências exatas, a música, a gastronomia e a língua portuguesa. Numa primeira fase vai abordar-se a importância do consumo de fruta. Também interagir com os mais novos em temáticas como os nutrientes presentes em cada fruta e os benefícios do seu consumo.
Vão também ser desenvolvidas atividades como a criação de pratos atrativos com recurso a frutas, experiências culinárias, produção de tintas caseiras a partir de sumo de beterraba, espinafre, produção de pasta de dentes caseira e simulação de conversas entre diferentes frutas.
O projeto ‘Fruta vai à escola’ será dinamizado ao longo dos próximos dois meses em todos os estabelecimentos de ensino do concelho.
Com este programa o município pretende contribuir para a promoção de hábitos alimentares benéficos para a saúde das crianças e para a redução dos custos sociais e económicos associados a regimes alimentares menos saudáveis.

