Cultura coreana em destaque no Museu do Oriente em Lisboa

Date:

Traditional+BrideA República da Coreia está em destaque no Museu do Oriente com uma semana de actividades gratuitas, de 12 a 16 de Outubro, que dão a conhecer – e a experimentar – a língua, a escrita, o cinema e técnicas tradicionais, entre outras expressões desta cultura.

A partir do dia 13, das 14.00 às 18.00, é possível experimentar o traje típico deste país, o Hanbok – utilizado apenas em dias de festas tradicionais ou em ocasiões especiais, como casamentos -, e registar em fotografia esta viagem pela cultura coreana.

Nos dias 13 e 15, o workshop de Hanji Gongye ensina a criar uma peça decorativa com a colagem de papel tradicional, o hanji, feito de fibra de amoreira, utilizado para criação artística e artesanato em objectos como caixas, lanternas, vestuário e mobiliário.

Nos workshops de caligrafia Hangeul, que se realizam nos dias 13 e 16 de Outubro, os participantes vão aprender como funciona este sistema de escrita e a desenhar os caracteres da caligrafia coreana (ou Hangeul Seoye), com as técnicas básicas do uso do pincel e da tinta. Trata-se de um jogo de equilíbrio e simetria, em que se misturam destreza, pensamento, concentração e sentido estético.

Na quarta-feira, dia 14, um workshop para miúdos (a partir dos 5 anos) e graúdos ensina uma prática milenar que, além de benéfica para a saúde, estimula a auto-estima, a perseverança e a disciplina: o taekwondo. Trata-se de um sistema coreano de combate sem armas, para defesa pessoal, que promove também um modo de vida saudável e o equilíbrio do praticante.

O Bojagui é outra das artes coreanas a aprender durante esta semana dedicada à cultura do “país das manhãs tranquilas”. Trata-se da técnica de patchwork que, empregando vários tecidos e técnicas, tinha inúmeras utilizações no quotidiano dos coreanos, tal como guardar, transportar, cobrir e decorar. No dia 14, o desafio é criar uma peça à maneira tradicional coreana.

Durante esta semana, numa co-organização com a Korea Foundation, as tardes são dedicadas ao cinema coreano contemporâneo, com a exibição dos filmes “O Leitor de Rostos” (Jae-Rim, 2013), “Maravilhosa Rádio” (Kwon Chil-in, 2012), “Arquitectura 101” ( Yong-Joo Lee, 2012), “Sempre (Só tu)” (Song Il-gon, 2011) e “Secreto e Grandioso” (Jang Cheol-soo, 2013).

Nos dias 15 e 16 tem lugar, no Time Out Mercado da Ribeira, em Lisboa, uma degustação de comida coreana, entre as 11.00 e as 13.00.

A Semana da Cultura Coreana é uma iniciativa da Embaixada da Coreia em Portugal, que se realiza no Museu do Oriente pelo terceiro ano consecutivo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...