“Vizela, cidade dos abraços”

Date:

Campanha-Procuram-se-AbraçosNo âmbito das iniciativas da Campanha Procuram-se Abraços 2013, que a Mundos de Vida está a desenvolver, durante dois meses, em dez concelhos do Norte do país, para promover o Acolhimento Familiar de Crianças, algumas das principais praças e ruas da cidade de Vizela, adotarão, a partir do dia 21 de março, novos nomes, junto da designação como são conhecidas.

Trata-se de assinalar um original itinerário ligado aos direitos da criança que o programa lançado pela Mundos de Vida há seis anos tem vindo a fazer caminho, procurando, todos os anos, encontrar mais famílias para acolher crianças que temporariamente não podem viver com os seus pais, devido a dificuldades sociais graves.

A iniciativa conta com a parceria da Câmara Municipal de Vizela e pretende mobilizar e reconhecer o papel da comunidade na criação de um concelho onde cada criança possa crescer numa família, mesmo que não seja a sua.

Este ano, com a inauguração deste original itinerário nas ruas da cidade que, durante dois meses recebem um novo nome, pretende-se reconhecer o extraordinário papel social das famílias de acolhimento e tornar visível aos olhos de todos nós que ainda existem muitas crianças que vivem em instituições que podiam crescer melhor numa família como a sua.

Assim, a Praça do Município passa a chamar-se Praça Procuram-se Abraços, o Jardim Manuel Faria, adota o nome de Jardim das Famílias de Acolhimento e a Praça da República recebe o nome de Praça Cidade Amiga da Infância.

Ao aproxima dos 25 anos da Convenção dos Direitos da Criança que se celebram em 2014, com esta iniciativa a Mundos de Vida, com a coopração das instituições do concelho que pertencem à Rede Procuram-se Abraços, onde se inclui o Município e a Comissão de Proteção de Crianças, lança um novo objetivo a toda a comunidade. Pretende-se alargar abolsa de famílias de acolhimento da Mundos de vida para que nenhuma criança com menos de 4 anos tenha de viver numa instituição, quando não puder viver temporariamente dos seus pais. Nalguns países esta situação já é proibida.

 

A campanha Procuram-se Abraços tem ajudado a mudar mentalidades

 

A campanha Procuram-se Abraços decorre durante dois meses em dez concelhos dos distritos do Porto e Braga, designadamente, Maia, Trofa, Santo Tirso, Vila do Conde, Povoa de Varzim, Esposende, Famalicão, Guimarães, Vizela e Barcelos.

Nestes concelhos, a Mundos de Vida está a desenvolver um conjunto de iniciativas de divulgação do serviço de Acolhimento Familiar, entre elas colocação de outdoors, distrição de flyers em todas as escolas do 1º ciclo e supermercados, spots de rádio, entre outros meios.

O serviço de Acolhimento Familiar da Mundos de Vida tem como padrinhos os apresentadores de televisão Jorge Gabriel e Sónia Araújo que, desde o início, há sete anos, têm contribuído fortemente para a divulgação deste projeto.

Com esta campanha de marketing social, a instituição de Lousado, tem como objetivo alargar a sua Bolsa de Famílias de Acolhimento, como forma de caminharmos no sentido de dotar o país de mais recursos que possam permitir uma diminuição da institucionalização e uma aproximação com as boas práticas internacionais.

A Mundos de Vida é uma instituição que trabalha pela infância, numa quadro de cooperação com a Segurança Social e com o apoio da Rede “Procuram-se Abraços” constituída por várias dezenas de entidades, municípios, CPCJ, estabelecimentos escolares e da saúde e empresas.

 

O Acolhimento Familiar em Portugal

 

Em Portugal, apesar de ser uma medida prevista na Lei, o Acolhimento Familiar está muito aquém da média de outros países europeus, nomeadamente Espanha, onde a maioria das crianças que se encontram afastadas das famílias biológicas, estão em famílias de acolhimento.

De facto, em Portugal, 95% das crianças com medidas de acolhimento (8.938 crianças, em 2011) estão colocadas em instituições e apenas 5% das crianças vivem no seio de uma família de acolhimento. Em Espanha, 32% das crianças vivem em famílias de acolhimento, em França são 61% e esse número em Inglaterra sobe para 72%.

No nosso país, a Mundos de Vida é a única instituição que possui um serviço especializado de Acolhimento Familiar. No distrito de Braga, atualmente existem 21 famílias de acolhimento e 32 crianças acolhidas, enquanto no distrito do Porto, a Mundos de Vida tem 14 famílias e 20 menores acolhidos.

Até hoje, já foram acolhidas, através deste serviço da Mundos de Vida, mais de 70 crianças em situação de risco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...