O concurso chama-se O transporte mais eco-louco de sempre e recebe pré-inscrições até ao dia 29 de fevereiro. No entanto, os engenheiros e engenhocas que queiram participar têm até 30 de junho para entregar fotografia, desenho ou memória descritiva simples do meio de transporte a utilizar, que só precisará de estar pronto a 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros, data no âmbito da qual se realizará uma apresentação pública dos veículos concorrentes, em Tomar, e serão escolhidos os dois vencedores.
Os galardões serão atribuídos em duas categorias: Prémio Tecnologia, à solução apresentada com maior aplicabilidade, e Prémio Originalidade, à solução mais criativa e divertida.
Na execução das viaturas podem ser utilizados todos os recursos a que a imaginação der lugar, desde a simples tracção humana, à utilização directa dos recursos naturais ou a mecanismos movidos por energias não poluentes. Os veículos não podem ter sido apresentados noutros concursos e terão que percorrer, no dia da apresentação, um circuito a definir.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Tomar, através do CMIA, tendo como parceiros a Agência Portuguesa do Ambiente, a Universidade de Aveiro e o Instituto Politécnico de Tomar, e contando ainda com o patrocínio da Delta e o apoio do bar Lacalha.
Mais informações em www.cm-tomar.pt, pelo telefone 249 329 826 ou 870, centroambiental@cm-tomar.pt ou no CMIA, Casa dos Cubos – Praceta Alves Redol – 2300-552 TOMAR.

