Parque do Pontido recebeu “Cross Maria da Fonte 2012” na Póvoa de Lanhoso

Date:

O Parque do Pontido, no coração da vila da Póvoa de Lanhoso, foi o local escolhido para receber centenas de atletas que participaram no “Cross Maria da Fonte 2012”, que englobou o “Campeonato de Portugal de Corta-Mato Longo da ANDDI – Associação Nacional para a Deficiência Intelectual”, sendo a primeira vez que esta competição se realizou na Póvoa de Lanhoso, e a “Prova de Corta Mato de Preparação da Associação de Atletismo de Braga”, que se realizaram com a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e da EB2,3 Professor Gonçalo Sampaio. De referir que participaram cerca de duas centenas de atletas nestas competições.

Aquele espaço municipal, o Parque do Pontido, reúne excelentes condições para a prática de desporto, em especial de atletismo, com os seus percursos praticamente todos relvados e com as instalações de apoio, como balneários, existentes no edifício do Espaço Jovem.

A “Prova de Corta Mato de Preparação da Associação de Atletismo de Braga” destinou-se a atletas de todos os âmbitos (Federados, Escolas, Inatel, Militar), de todos os escalões etários. O “Campeonato de Portugal de Corta-Mato Longo da ANDDI” destinou-se exclusivamente a atletas portadores de deficiência intelectual, filiados na ANDDI.

 

Importa destacar que, na prova destinada a atletas portadores de deficiência intelectual, esteve presente a campeã nacional e que agora irá participar no Campeonato do Mundo. Nesta competição, participaram 10 equipas com cerca de 115 pessoas, de entre as quais atletas do desporto adaptado da EB2,3 Prof. Gonçalo Sampaio da Póvoa de Lanhoso, que, na sua primeira presença em campeonatos da ANDDI, conquistaram três títulos nacionais, sendo pois de sublinhar os notáveis desempenhos dos atletas da Póvoa de Lanhoso, numa tarde que, para além da competição, envolveu ainda sol, confraternização e convívio.

 

No que se refere às classificações do “Campeonato de Portugal de Corta-Mato Longo da ANDDI”, importa destacar os nomes de atletas da EB2,3 Professor Gonçalo Sampaio, como José Lopes, que ficou em primeiro lugar na categoria de síndrome de Down masculinos (mil metros); Jorge Pereira, que ficou em primeiro lugar, Bruno Ferreira, que ficou em segundo lugar, Emanuel Silva, que ficou em quarto lugar, e Luís Carlos Silva, que ficou em quinto lugar na categoria de iniciados masculinos (mil metros); Márcio Silva, que ficou em segundo lugar na categoria de benjamins masculinos (mil metros); Joana Morais, Ana Costa e Vanessa Tinoco que ficaram nos três primeiros lugares respetivamente na categoria de iniciados femininos (mil metros); Flávia Santos, que ficou em quarto lugar na competição adaptada feminina (mil metros) no torneio nacional adaptado; Alice Lopes, que ficou em terceiro lugar e Eva Freitas, que ficou em sétimo lugar na categoria de síndrome de Down femininos (mil metros); e Luís Morais, que ficou em oitavo lugar na categoria de masculinos (seis mil metros).

De salientar ainda que, ao nível da “Prova de Corta Mato de Preparação da Associação de Atletismo de Braga” também participaram cerca de 100 atletas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...