Câmara do Montijo contra supressão de carreiras na ligação Montijo-Lisboa

Date:

A Câmara Municipal do Montijo opõe-se a supressão de carreiras da ligação fluvial Montijo-Lisboa proposta pelo grupo de trabalho, nomeado pelo Governo, para reformular a rede de transportes públicos e simplificar o sistema tarifário da Área Metropolitana de Lisboa.

  No caso da ligação fluvial entre o Montijo (Cais do Seixalinho) e Lisboa, operada pela Transtejo, a proposta apresentada, no dia 31 de outubro aos municípios metropolitanos, elimina 46 carreiras aos sábados, domingos e feriados e 18 carreiras nos dias úteis, o que representa uma supressão na ordem dos 70 por cento das carreiras fluviais entre o Montijo e Lisboa.

  A proposta pressupõe a manutenção da ligação fluvial Montijo-Lisboa apenas em dias úteis e nos períodos de ponta, entre as 6h00 e as 9h30 e as 17h00 e as 20h00, o que coloca em causa a mobilidade dos cidadãos com enormes prejuízos na sua vida diária.

  A Câmara Municipal do Montijo considera que esta proposta representa na prática um contributo para o fim do transporte fluvial entre o Montijo e Lisboa e não traduz o esforço realizado na última década, com a deslocalização do terminal fluvial do centro do Montijo para o Cais do Seixalinho, com o intuito de melhorar a atratividade e a viabilidade económica da referida ligação fluvial.

  Estas medidas ignoram, também, o facto de o Governo ter suprimido, em 2011, as carreiras menos rentáveis na ligação ao Montijo e, ainda, desconsideram o efeito do aumento brutal nas tarifas dos transportes públicos, em muitos casos acima dos 15 por cento.

  Quando a União Europeia desafia as cidades a reduzir em 20 por cento a emissão de gases poluentes, a supressão de transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa é um retrocesso civilizacional. A utilização dos transportes públicos, por o maior número possível de pessoas, é essencial para melhorar a organização das cidades e as suas dinâmicas sociais e económicas; reduzir a dependência energética do país; e contribuir para uma mobilidade facilitada de todos os cidadãos.

  A autarquia do Montijo reitera, deste modo, a necessidade de uma visão mais ampla na avaliação da rede de transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa como sustentação do direito dos cidadãos à mobilidade.

  Este parecer da Câmara Municipal do Montijo será apresentado para ratificação na próxima reunião pública de Câmara, no dia 16 de Novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...