Técnicos e educadores debatem a prevenção das toxicodependências em Oliveira de Azeméis

Date:

A prevenção das toxicodependências nos jovens foi a temática abordada no seminário que a Câmara de Oliveira de Azeméis promoveu no âmbito do projecto de cooperação transnacional «Gerações saudáveis».
«Esta é uma temática importante e que a todos preocupa uma vez que abrange os nossos jovens», disse o vereador do pelouro da educação.
Para Isidro Figueiredo, «o projecto, que envolve o município oliveirense e a província turca de Kahramanmaras, é um importante veículo para chegar junto daqueles que são mais vulneráveis, no sentido de lhes apontar um caminho de saída».
A palestra, que contou com a participação de auxiliares de educação, pais e alunos, pretendeu ser um espaço de debate e de partilha de experiências.
Iolanda Martins, do Centro de Respostas Integradas do Porto, abordou a prevenção das toxicodependências afirmando que «é crucial acautelar comportamentos de risco».
«A prevenção tem como missão impedir o início do consumo ou, em caso de experimentação, adiar o uso das toxicodependências», esclareceu.
A psicóloga destacou também que «são vários os factores de risco que podem influenciar o consumo das toxicodependências, como é o caso da baixa auto-estima, pelo que a família deverá intervir no processo da prevenção através da comunicação».
Para que essa comunicação funcione Clara Abrantes, técnica do Centro de Atendimento Temporário de Coimbra, defendeu que «é preciso que a relação entre os jovens e os adultos, enquanto educadores, seja profunda e vinculada».
Mariana Azevedo e Telma Silva apresentaram «Riscos calculados», um projecto que resultou de uma candidatura apresentada ao Instituto da Droga e das Toxicodependências (IDT) ao Programa Operacional de Respostas Integradas (PORI) de actuação prioritária envolvendo as freguesias de Oliveira de Azeméis, Cucujães, S. Roque e o município de S. João da Madeira.
O plano, com duração de dois anos, é uma resposta na área da prevenção primária das toxicodependências que proporciona às crianças competências para dizerem não às drogas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...