Treze restaurantes abrem portas aos «fins-de-semana gastronómicos» – Oliveira de Azeméis

Date:

O pão de Ul, as papas de S. Miguel e os rojões são as três iguarias que 13 restaurantes de Oliveira de Azeméis vão servir a 14 e 15 de Maio no âmbito dos «Fins-de-Semana Gastronómicos».
Esta é a segunda vez que o município adere à iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal que, até cinco de Junho, está a percorrer os municípios que integram a estrutura.
«Este evento é mais um excelente factor de promoção de valorização territorial do município», afirma Hermínio Loureiro, presidente da autarquia.
Segundo o autarca, «Oliveira de Azeméis tem uma cultura gastronómica forte e, por essa razão, esta iniciativa deve ser aproveitada para a promovermos e, ao mesmo tempo, criarmos outros pólos de atracção para que as pessoas nos visitem com mais frequência».
«Para lá das belezas naturais, e porque a gastronomia está ligada à história e às tradições, queremos criar as condições para os visitantes apreciarem a boa mesa e a boa disposição», observa Hermínio Loureiro.
Além do pão de Ul e das papas de S. Miguel, este ano é oferecido ainda ao visitante a rojoada, prato tradicional confeccionado na região Norte mas que em Oliveira de Azeméis diferencia-se por ser cozinhada numa marinhada de vinho branco e banha com alguma água à mistura.
O número de restaurantes aderentes aumentou relativamente à edição de 2010 e além da cidade de Oliveira de Azeméis, a população pode apreciar as três iguarias nas freguesias de Cucujães, Cesar, S. Roque, Loureiro, Pindelo, Travanca, Nogueira do Cravo e Pinheiro da Bemposta.
As iguarias podem ser complementadas, no final da refeição, por doçaria. A escolha é múltipla e o cliente pode optar pelo creme queimado, aletria, formigos e rabanadas de leite ou vinho.
Os 13 restaurantes aderentes de Oliveira de Azeméis fazem parte do lote dos 600 estabelecimentos que estão envolvidos na iniciativa da Turismo do Porto e Norte de Portugal.
O objectivo do projecto é potenciar o produto turístico «Gastronomia e Vinhos» envolvendo municípios e restaurantes na divulgação de produtos locais de excelência, associando aos roteiros gastronómicos os sabores ancestrais, a cultura, as tradições e os costumes do norte de Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...