Em cerimónia pública realizada dia 15 de Outubro, no salão nobre dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Santo Tirso procedeu à apresentação da Parceria para a Regeneração Urbana de Santo Tirso (PRU).
Liderada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, a PRU – que reúne para além da Autarquia mais cinco parceiros locais – propõe-se executar a requalificação das Margens do Rio Ave na área de ligação entre o Parque Urbano da Rabada e a cidade de Santo Tirso, zona que é abrangida pelo PUMA – Plano de Urbanização das Margens do Ave.
UM PROJECTO PIONEIRO DE DEZ MILHÕES DE EUROS CANDIDATADO AO QREN
Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, “trata-se de um projecto pioneiro” no que concerne a parcerias público-privadas locais e que implicará “um investimento global de dez milhões de euros”. Por isso, referiu, apresentaremos “na próxima semana, dia 20 de Outubro” a respectiva “candidatura às verbas do QREN, mais precisamente ao ON 2 – Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013”, esperando que, “até Março do próximo ano”, a autoridade de gestão desse programa “nos aprove a candidatura”.
OS SEIS PROMOTORES
Liderada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, a PRU é composta pelos seguintes promotores: Câmara Municipal de Santo Tirso; Fundação de Santo Thyrso; Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento; Clube de Pesca Desportiva Além-Rio (CPDAR); Associação Desportiva e Recreativa da Torre (ADRNST) e Café do Rio.
ENQUADRAMENTO DA ÁREA DE INTERVENÇÃO
Trata-se de uma faixa marginal do rio Ave que atravessa o perímetro urbano, num espaço de articulação das duas margens do Rio Ave (e da cidade) e numa zona de importantes atravessamentos rodoviários norte-sul. Esta área está marcada pela presença de unidades industriais tradicionais (antiga Fábrica do Teles), onde existe um importante canal ferroviário (nova estação) e onde mais se estrutura a ligação da cidade de Santo Tirso com o Parque Urbano da Rabada. Com já referimos, esta área está abrangida pelo PUMA (Plano de Urbanização das Margens do Ave).
Visão Estratégica proposta para a Área de Intervenção
A PRU – Parceria para a Regeneração Urbana, propõe para a área de intervenção a seguinte visão estratégica: Tornar as frentes ribeirinhas do rio Ave um espaço de sociabilidade e fruição para todos os habitantes, turistas e visitantes de Santo Tirso, através da introdução de significativas melhorias ao nível dos espaços naturais e das infra-estruturas culturais e sociais existentes neste local e um centro de actividades económicas urbanas inovadoras e competitivas, evidenciando, simultaneamente, o valor simbólico, histórico e cultural deste local na construção da identidade da cidade e de toda a região do Vale do Ave.
Operações / Projectos da PRU Santo Tirso
De entre os projectos a executar, destacamos os seguintes:
– Parque Urbano da Rabada (2ª fase)
– Percurso Pedonal das Margens do Ave – renaturalização e requalificação da frente do rio
– Fábrica do Teles – valorização do património edificado e arranjo da frente ribeirinha
– Parque Urbano da Rabada – animação (Câmara Municipal e Café do Rio)
– Esc. Prof. Agr. Conde S. Bento – reabilitação de trilhos, centro de interpretação ambiental
– Percurso dos Frades
– Realização de Provas (nacionais e internacionais) de Pesca Desportiva – CPDAR
– Realização de Provas (nacionais e internacionais) de Pesca Desportiva – ADRNST

