O curso de licenciatura em enfermagem na Escola Superior de Enfermagem (ESE) da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis tem este ano lectivo uma unidade curricular de opção em línguas estrangeiras (inglês e espanhol), informou fonte da instituição.
Nesse sentido, a ESE vai assinar sexta-feira (dia 10) um protocolo de colaboração com a Escola Inglesa de S. João da Madeira.
“A opção tem como fundamento a importância que hoje em dia tem o espanhol e o inglês no âmbito da saúde, do uso de meios, materiais e equipamentos, cujas instruções de utilização são em língua inglesa e ainda pelas dificuldades relacionadas com o mercado trabalho no nosso País e pelas ofertas de emprego de países estrangeiros”, disse o director da ESE, Henrique Pereira, em declarações à EDV Informação.
“Os enfermeiros portugueses são reconhecidos por esse mundo fora e, portanto, os recém-formados têm fortes probabilidades de virem a trabalhar para o estrangeiro”, frisou.
“A Escola Inglesa tem um protocolo com instituições da Irlanda que contempla a oferta de uma formação certificada e organizada de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – que favorece e apoia o processo de integração dos estudantes interessados em irem trabalhar para o estrangeiro – e, por isso, a nossa escola decidiu estabelecer uma parceria de colaboração, tendo em vista melhorar e potenciar a empregabilidade dos nossos estudantes”, acrescentou Henrique Pereira.
A ESE arrancou o novo ano escolar com todos os seus cursos adequados ao processo de Bolonha.
O programa lectivo do estabelecimento de ensino sedeado em Oliveira de Azeméis inclui o curso de licenciatura em enfermagem e quatro cursos de pós-licenciatura de especialização: enfermagem de reabilitação, médico-cirúrgica, saúde materna e obstetrícia e comunitária.
Desde o seu primeiro curso em Novembro de 2002, a ESE regista 325 enfermeiros licenciados, 304 formandos em cursos de formação contínua, 20 enfermeiros com pós-licenciatura de especialização em enfermagem de saúde materna e obstetrícia e 43 com pós-licenciatura de especialização em enfermagem comunitária.

