Trofa recebe concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana a 8 de Outubro no âmbito das Comemorações do Centenário da República

Date:

No âmbito das Comemorações do Centenário da República Portuguesa, a Câmara Municipal da Trofa e a Guarda Nacional Republicana estão a organizar um Concerto de Gala, com a actuação da Banda Sinfónica da GNR.
 
O Concerto realiza-se no próximo dia 8 de Outubro, às 21h30, no salão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa.
 
A Banda de Música da Guarda Nacional Republicana nasceu como Banda da Guarda Municipal em 1838, por decreto de D. Maria II, e só mais tarde, com a Implantação da República adoptou o nome que ainda hoje ostenta.

A sua actividade subdivide-se em três áreas: de representação a nível de protocolo do Estado; cerimónias militares; concertos.

Na primeira, integra as formaturas de Guardas de Honra, nas quais executa os respectivos hinos a todas as entidades estrangeiras que, oficialmente, visitam Portugal. Contribui ainda com grupos de música de Câmara que actuam durante as recepções oficiais oferecidas a altas entidades nacionais e estrangeiras.

Na segunda, participa em todas as cerimónias militares de âmbito interno, colabora em iniciativas de outras forças militares, com principal destaque para a participação em festivais militares do Estado-maior General das Forças Armadas e “Tattoos” Militares nacionais e estrangeiros.

Na terceira, actua em concertos, situação em que esta Banda encontra o campo ideal para a exploração de todas as suas potencialidades.
 
A elevada especialização dos seus elementos, a invulgar riqueza da variedade instrumental e o seu amplo e valioso arquivo permitem que a Banda, em concerto, atinja um nível artístico difícil de encontrar em agrupamentos congéneres.

Dos muitos êxitos obtidos fora do país, destacam-se as participações em festivais de Bandas Militares em Mons (Bélgica), Modena (Itália), Basileia (Suíça); as digressões ao Brasil, Holanda e Luxemburgo, e as gravações de concertos para a rádio, em Paris.
 
Em Portugal destacam-se as galas da GNR no Teatro Nacional de São Carlos, os concertos nas ruínas do Convento do Carmo, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, Torre de Belém, Convento de Mafra, Teatros da Trindade e São Luís e Coliseu dos Recreio, e nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores.

A par desta actividade, a Banda tem vindo a realizar dezenas de concertos anuais em diversas localidades do país.
 
A Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana integra cerca de 120 músicos. A sua elevada especialização bem como o seu amplo e valioso arquivo (mais de 3000 obras) permitem que a Banda em concerto atinja um nível artístico difícil de encontrar em agrupamentos congéneres. O Maestro Capitão João Afonso Cerqueira é o seu actual maestro, tendo a coadjuvá-lo o Sargento-chefe Armindo Luís.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...