O Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023 apresentou os paramentos e objetos litúrgicos que serão utilizados nas cerimónias religiosas, enfatizando a oportunidade de exibir a arte portuguesa ao mundo.
Paramentos Litúrgicos representam o caminho em direção à JMJ Lisboa 2023
Segundo o COL, a criação dos paramentos tem um significado iconográfico relacionado com o caminho e as estradas a percorrer, representando as cores verde e vermelha de Portugal, simbolizando a jornada em direção à JMJ Lisboa 2023, “sempre na presença de Deus”. Esses caminhos são acompanhados pela iluminação do Espírito Santo, representado pelo ouro amarelo.
O COL destaca que a JMJ Lisboa 2023 será uma oportunidade para mostrar ao mundo a arte portuguesa, para além do impacto do maior encontro de jovens com o Papa, que ocorrerá de 1 a 6 de agosto.
Produção e detalhes dos paramentos litúrgicos
Os paramentos dos sacerdotes e bispos serão produzidos em Portugal e na Itália pela empresa italiana DESTA, reconhecida como um dos principais produtores mundiais de vestuário eclesiástico e mobiliário sagrado.
Serão confeccionados 10 mil paramentos para os milhares de padres e cerca de 800 bispos que celebrarão a Missa de Envio da JMJ Lisboa 2023, em 6 de agosto, no Campo da Graça (Parque Tejo), além dos paramentos do Papa Francisco. O altar dessa celebração será adornado com uma toalha rendada feita com Bilros de Peniche.
O COL ressalta o compromisso da JMJ Lisboa 2023 com a sustentabilidade, em consonância com a reflexão do Papa na sua Encíclica Laudato Sí’. Dentre os critérios adotados, destaca-se a produção das vestes com energias renováveis e a não coloração do burel, lã proveniente da Serra da Estrela que representa a cultura portuguesa.
A fibra do burel será mantida natural, reciclada e totalmente biodegradável. Será bordada com fios de ouro e posteriormente aplicada nas várias peças dos paramentos, com o intuito de evocar o valor simbólico do pastor.
Os paramentos do Papa Francisco também utilizarão o burel de forma inédita. O paramento que o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, usará na Missa de Abertura da JMJ 2023 foi especialmente pensado e desenhado pelo padre Pedro Tavares, responsável pela liturgia da edição portuguesa da Jornada Mundial da Juventude, tendo como base o logotipo da JMJ Lisboa.
Detalhes dos objetos litúrgicos
Além dos paramentos, serão utilizadas várias alfaias litúrgicas, incluindo seis mil píxides para a conservação e distribuição das hóstias aos fiéis, 200 cálices para a consagração do vinho durante a Eucaristia e a patena.
Os objetos litúrgicos terão três linhas curvas e segmentos de três circunferências. O cálice terá uma Cruz em tom de ouro entre as três linhas, assim como o interior do objeto e a borda superior. A férula papal, equivalente ao báculo e encimada por uma cruz, terá uma vara dourada atravessando uma forma pentagonal de prata, fazendo alusão às cinco chagas de Cristo. A cruz será feita de ébano, com uma cor quase negra, e formará um resplendor com as três linhas circulares de ouro.
De acordo com a organização, a custódia, objeto litúrgico onde a hóstia consagrada é colocada, será simples e sem elementos dispersivos. As linhas convergirão no centro do grande círculo, recordando os “braços estendidos de todos os pontos cardeais”, como os jovens participantes da JMJ.

