Música em destaque nas Jornadas Europeias do Património em Palmela

Date:

No próximo dia 14 de setembro, a Câmara Municipal de Palmela e o Museu da Música Mecânica comemoram as Jornadas Europeias do Património com Música! A partir das 10h00, há Oficina de Palhões e Afinação de Gaita de Foles pela Oficina Sons da Música e, às 17h00, o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) apresenta o concerto “O Canto dos DIAS”. A participação nas duas iniciativas é gratuita.

Dinamizada por Victor Félix e Mário Estanislau, a Oficina de Palhões e Gaita de Foles vai decorrer entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 16h30, no Museu da Música Mecânica e as/os interessadas/os em participar nesta atividade devem formalizar a sua inscrição através do endereço eletrónico património.cultural@cm-palmela.pt ou do contacto telefónico 212 336 640. A Oficina está limitada à participação mínima de 8 e máxima de 12 pessoas.

As melodias, ritmos e palavras cantadas que marcaram o tempo quotidiano – o trabalho, a festa, os rituais… – de comunidades rurais portuguesas de diferentes geografias vão integrar alinhamento musical do concerto “O Canto dos DIAS” que será ainda enriquecido com os figurinos da autoria de Filipa Malva que resultam de um notável trabalho de investigação.

O concerto está limitado à lotação da sala (70 pessoas) e sujeito a marcação prévia através dos seguintes contactos: 212 381 083 | 960 080 044 | museudamusicamecanica@gmail.com.

Até 2 de outubro, não deixe de visitar a exposição “Paisagem sonora: a Gaita de Fole” que habita, desde março, no Museu da Música Mecânica, resultado de uma parceria com o Museu Municipal de Palmela.

Desde então, o Museu da Música Mecânica, único no país, tem sido palco de um conjunto de iniciativas que, em parceria com o Município de Palmela, têm sensibilizado públicos diversos para o universo da Música. Das ações já realizadas destaque para a Oficina de Experimentação do Instrumento, o Baile Tradicional no Dia Internacional dos Museus, o programa Férias a Crescer, a presença no FIG (Festival Internacional de Gigantes), receções às escolas do concelho, entre outras.

Estas iniciativas estão integradas no processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO – “Palmela é Música”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...