Município de Celorico de Basto revitaliza o desporto

Date:

O Município de Celorico de Basto celebrou, no dia 18 de janeiro, com 9 entidades desportivas um contrato – programa que visa a promoção e o apoio ao desporto, procurando “evoluir para melhorar as condições dos clubes e das associações desportivas e por consequência dos atletas que praticam as diferentes modalidades”.

“Com a assinatura destes contratos-programa o Município investe uma verba superior a 325 mil euros anuais” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Trata-se de um grande e importante esforço financeiro que é decisivo para que, sobretudo os jovens tenham acesso à prática de diferentes modalidades e se sintam envolvidos. Efetivamente é preciso que o desporto envolva cada vez mais população no sentido pleno de inclusão, de pertença, incutindo regras e dinâmicas que transformem os jovens de hoje em homens e mulheres mais cientes das suas responsabilidades”. O autarca disse ainda, antes da assinatura dos contratos-programa, que o Município tem vindo a fazer um trabalho exemplar notando-se uma “evolução positiva ao longo dos anos nos diferentes equipamentos desportivos e por consequência nos resultados atingidos pelos clubes. Denote-se, nos últimos anos os melhoramentos que foram efetuados nos parques de jogos do Fermilense, do Mota e do Gandarela e no gimnodesportivo com a colocação de um piso de alta qualidade para a prática das diferentes modalidades. Mas não ficamos por aqui, pretendemos e continuaremos a manter e a melhorar as relações de parceria com os diferentes clubes para que se consiga chegar a patamares de excelência”.

A verba atribuídas aos clubes diz respeito aos gastos por transporte que os clubes e associações despendem para a participação nas diferentes competições, um subsídio por atleta para inscrição nas diferentes modalidades e, como acontece em alguns clubes, uma verba pela manutenção do espaço onde praticam as diferentes modalidades (para pagamento de eletricidade).

O objetivo é garantir uma parceria inequívoca entre o Município e as associações visando em primeira instância fomentar e dinamizar a prática desportiva mediante uma eficaz, lógica e transparente mobilização e utilização de recursos públicos, com vista à sua optimização.

Estes contratos-programa foram estabelecidos com a Associação de Futsal de Celorico de Basto, o Basket clube de Basto, o clube Atlético de Codessoso, o Clube Desportivo Celoricense, o Mota Futebol Clube, Sport Clube Fermilense, o Celorico de Basto Clube de Natação, o Beca – Bastinhos Escola Clube de Andebol, e a Associação Cultural e Recreativa de Fervença (kickboxing).

Este contrato programa estabelece uma comparticipação financeira entregue em três tranches, a primeira prestação no valor de 25% da verba atribuída, será entregue nos finais de janeiro, a 2º prestação também no valor de 25% da verba, será atribuída no final de abril, e os restantes 50% destinados aos clubes de acordo com os valores estipulados no contrato programa serão entregues em setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...