Tecnologia

GenAI impulsiona crescimento e transformação digital em Portugal, revela IDC

A International Data Corporation (IDC) destaca que a Inteligência Artificial generativa (GenAI) está a provocar uma mudança significativa no mercado, iniciando a era de “IA em todos os lugares”. Este fenómeno, que se antevê como a próxima fronteira na jornada dos negócios digitais, reflete-se nas previsões da IDC para Portugal. Segundo a organização, o investimento em IA no país deverá ultrapassar os 100 milhões de euros em 2024, representando um aumento notável de 23,2% em relação ao ano anterior.

Transformação Ddigital: GenAI no centro das organizações

Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal, destaca a rápida adoção da IA Generativa como um catalisador para a ascensão da IA no seio das organizações. Coimbra afirma que a GenAI deixa de ser um simples elemento de software “embrionário” para se tornar uma tecnologia fundamental no centro das estratégias empresariais.

Desafios e oportunidades

Apesar das oportunidades significativas que a GenAI proporciona, a IDC alerta para os riscos inerentes a esta transição de mercado. Cada organização enfrentará desafios distintos, exigindo novas abordagens de liderança, modelos de negócios inovadores e competências atualizadas. A GenAI prevê impactar todas as áreas de negócios, desde processos internos e colaboradores até às interações com os clientes.

Nova meta: negócios digitais com base em IA

Gabriel Coimbra salienta uma mudança de foco, indicando que a transformação digital deixará de ser o objetivo principal. Os decisores de topo reconhecem a necessidade de evoluir para negócios digitais fundamentados em IA como uma meta mais significativa a longo prazo.

Previsões para 2024: GenAI a moldar o futuro

A IDC partilha 10 previsões que marcarão o setor das tecnologias em 2024 a nível global:

  1. Os gastos em tecnologia digital impulsionarão um crescimento económico 7 vezes superior até 2024.
  2. Até 2025, 35% das empresas dominarão a utilização da GenAI para desenvolver produtos e serviços digitais.
  3. CIOs direcionarão 35% dos orçamentos de armazenamento de dados IaaS para soluções de soberania de dados nos próximos 12 meses.
  4. Até 2025, 33% das instituições financeiras integrarão a inteligência empresarial nas operações de crédito, reduzindo o tempo de decisão em 50%.
  5. A GenAI libertará até 15% do tempo dos médicos, resultando numa poupança estimada em 350 mil milhões de dólares em cuidados de saúde globais até 2025.
  6. Até 2026, 60% dos governos nacionais focar-se-ão na requalificação dos funcionários públicos para melhorar a sua experiência de trabalho.
  7. Em 2024, 75% das cidades e estados testarão a GenAI para melhorar a eficácia em várias áreas, incluindo atendimento ao cliente, compras e desenvolvimento de software.
  8. Até 2028, a análise de sentimento em tempo real, impulsionada pela análise CX, afetará 40% dos compromissos com os clientes, aumentando a fidelidade em 10% a 40%.
  9. Com os fornecedores de tecnologia alocando 50% dos investimentos em I&D para IA/automação até 2026, os CIOs enfrentarão desafios na seleção de fornecedores e alinhamento com prioridades de operações de TI.
  10. Até 2026, a GenAI assumirá 42% das tarefas do marketing tradicional, incluindo SEO, otimização de conteúdo e análise de dados de clientes.

Evento IDC FutureScape – AI Trends Reshaping Digital Landscapes

Estas previsões e outros dados do setor serão partilhados no evento “IDC FutureScape – AI Trends Reshaping Digital Landscapes” em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, a 8 de Fevereiro. O evento contará com vários speakers, incluindo Gabriel Coimbra, Bruno Horta Soares, Thomas Meyer, Sergej Berendsen, Nuno Maximiano, Vasco Pereira, Filipa Lima e Al Peasland, Chefe de Inovação na Williams Fórmula 1 Racing.

Se precisa de serviço de criação de sites para empresas pode contactar a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *