Camélia-japoneira da Villa Margaridi em Guimarães é a Árvore do Ano

Date:

A camélia-japoneira, situada nos jardins centenários da Villa Margaridi, em Guimarães, conquistou o título na 7ª edição nacional da Árvore do Ano. Esta emblemática árvore, representante da história e das relações comerciais entre Portugal e o Japão, será a representante nacional no concurso internacional.

Uma história que cruza oceanos

A introdução da camélia-japoneira em solo português remonta aos tempos dos descobrimentos, quando marinheiros das naus traziam e levavam sementes de diversas espécies entre os portos mundiais. A árvore tornou-se um símbolo não apenas da natureza exótica, mas também das conexões históricas entre as nações.

Vitória exótica pela segunda vez

Numa votação recorde com 24.758 votos, a camélia-japoneira conquistou o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo, destacando-se como a preferida do público. Este feito é ainda mais notável pelo fato de ser uma espécie estritamente ornamental.

Reconhecimento oficial

O exemplar vencedor foi considerado de interesse público através do despacho n.º 837/2022. Com um diâmetro de 6,30 m e altura de 6,15 m, o desenho em forma de campânula da árvore, aliado à sua presença centenária, a tornou uma referência paisagística e um elemento distintivo junto à Casa de Margaride, classificada como monumento de interesse público.

Outros destaques do concurso “Árvore do Ano”

O sobreiro do Rei, em Mafra, Lisboa, ficou em segundo lugar com 3.075 votos, seguido pela oliveira do Peso, em Pedrogão, Vidigueira, com 2.988 votos.

Representação internacional

A camélia-japoneira agora irá representar Portugal no concurso europeu “Tree of the Year”, cujas votações ocorrerão online durante fevereiro de 2024. As histórias das árvores concorrentes estão disponíveis em Tree of the Year, juntamente com os resultados do concurso nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Alunos da Jobra enchem a Sala Suggia num concerto onde a água foi som, memória e esperança

A Sala Suggia da Casa da Música esgotou para...

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...