A Cleanwatts acaba de garantir um investimento crucial da Tejo Ventures, um fundo dedicado à transição energética, para impulsionar as suas comunidades de energia renovável (CER). O montante do investimento não foi divulgado, mas servirá para fortalecer a posição da empresa de tecnologia climática, sediada em Coimbra e pioneira em CER, na vanguarda da transição energética.
Michael Pinto, CEO e cofundador da Cleanwatts, expressou grande satisfação com este investimento. “A Tejo Ventures reconhece o valor significativo do capital privado na transição energética. Foi um prazer colaborar nos últimos meses com a Tejo Ventures, o seu CEO, Yann Rey, e toda a equipa. Estamos entusiasmados por aprofundar a nossa relação à medida que avançamos nos nossos projetos de transição energética”, destacou Pinto.
Por sua vez, Yann Rey, CEO e cofundador da Tejo Ventures, afirmou: “Estamos entusiasmados por apoiar Portugal na transição para energias limpas, à medida que o país se esforça para atingir objetivos ambiciosos até 2030. O compromisso da Cleanwatts em garantir uma transição justa alinha-se com os valores dos nossos fundos, comprometidos em financiar um futuro mais seguro, mais limpo e mais equitativo.”
Atualmente, a Cleanwatts possui mais de 240 comunidades de energia constituídas ou em fase de desenvolvimento em Portugal, sendo que 53 já estão licenciadas pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e 50 aguardam licenciamento. O investimento da Tejo Ventures será fundamental para consolidar a posição da empresa como líder em CER em Portugal.
A Tejo Ventures, fundada em 2021 por Yann Rey e Julian Johnson, lançou o Solar Future Fund, prevendo angariar e alocar mais de 50 milhões de euros em 2024 para projetos de impacto relacionados com energia limpa, clima e desenvolvimento humano em Portugal, Europa e Estados Unidos. As empresas financiadas até agora trabalham em áreas como armazenamento de energia, eficiência energética, tecnologia eólica, otimização de infraestruturas, reciclagem, química limpa e redução de carbono através de inteligência artificial.
Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech