O secretário de Estado Adjunto das Infraestruturas, Frederico Francisco, marcou presença em Felgueiras para um momento histórico. Ontem, procedeu à assinatura do auto de consignação para a construção da ligação da A11 à Zona Industrial de Cabeça de Porca, dando início a uma obra crucial orçada em 12,5 milhões de euros, prevista para conclusão em 2025. A Infraestruturas de Portugal, representada pelo presidente Miguel Cruz, apresentou os detalhes da empreitada.
Importância destacada pela autarquia
Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, destacou a importância histórica deste momento para a região. Há mais de duas décadas aguardada, a obra visa facilitar o acesso de dezenas de empresas à autoestrada, reduzir custos de contexto, desviar veículos pesados do centro urbano de Felgueiras e promover a competitividade do tecido empresarial.
“Este é um grande dia para o presente e futuro de Felgueiras. A obra não só atende a necessidades antigas das empresas locais, como também atrairá mais investimento, contribuindo para o desenvolvimento económico e a qualidade de vida dos felgueirenses”, afirmou Fonseca.
Detalhes da variante e os seus impactos positivos
A construção da variante terá cerca de 4,7 km de extensão, ligando diretamente a Zona Industrial à A11, através da A42. Incluirá uma nova rotunda na EN207, uma passagem superior e outra inferior, além de uma passagem agrícola. As vantagens são notáveis: redução do tráfego de veículos pesados no centro urbano, diminuição dos impactos ambientais negativos, melhoria na qualidade de vida e mobilidade urbana, e estímulo ao desenvolvimento económico.
Financiamento garantido pelo PRR
A obra, integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), terá financiamento a 100% por fundos comunitários. O secretário de Estado, Frederico Francisco, reforçou o compromisso do governo em impulsionar infraestruturas que fortaleçam o tecido empresarial e a economia local.
Este passo significativo não só atende a demandas históricas, mas também promete moldar positivamente o panorama económico e social de Felgueiras nos próximos anos.
Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech