Figueira de Castelo Rodrigo reforça medidas de “fiscalidade amiga dos cidadãos”

Date:

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo anunciou hoje a aprovação de novas medidas de “fiscalidade amiga dos cidadãos” para o ano de 2024, visando beneficiar as famílias e empresas locais, atrair novos residentes e impulsionar a economia do concelho.

IMI familiar com deduções significativas

No âmbito do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), a taxa mínima de 0,3% para prédios urbanos será mantida, mas a autarquia introduzirá um aumento significativo na dedução fixa. Esta variação estará diretamente relacionada com o número de dependentes no agregado familiar, proporcionando uma dedução de 30 euros para um dependente, 70 euros para dois dependentes e 140 euros para três ou mais dependentes. Este ajuste representa um aumento substancial de 50%, 75% e 100%, respetivamente, em comparação com o ano anterior.

Manutenção da taxa de IRS a 0%

A Câmara Municipal reitera o compromisso com os residentes ao manter a taxa de Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) a 0% para sujeitos passivos com domicílio fiscal em Figueira de Castelo Rodrigo. Além disso, a autarquia abrirá mão integralmente dos 5% da participação variável a que tem direito anualmente.

Derrama para empresas e estímulo ao crescimento económico

No que diz respeito à derrama para empresas, a taxa permanecerá nos 0% para negócios com residência fiscal ou sede social no concelho, desde que não ultrapassem os 150 mil euros em volume de negócios no ano anterior. Para empresas que excedam este limite, a taxa será de 1,5%, promovendo o crescimento económico, a criação de empregos e o aumento do volume de negócios.

Reconhecimento como “Autarquia Solidária”:

O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, destaca que estas medidas são uma resposta direta às necessidades dos cidadãos e empresas, sendo particularmente relevantes em tempos de crise económica e social. Condesso salienta que as iniciativas proporcionam benefícios fiscais aos munícipes e estimulam o tecido empresarial local. Vale ressaltar que estas ações levaram a Câmara Municipal a receber, pelo segundo ano consecutivo, a bandeira de “Autarquia Solidária”, reconhecendo os esforços contínuos em prol das famílias e na implementação de políticas públicas que promovam a integração, o bem-estar e a igualdade no concelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...