Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Seminário Maior do Porto inicia projeto de requalificação com duração de 4 a 5 anos

Seminário Maior do Porto inicia projeto de requalificação com duração de 4 a 5 anos

Date:

O Seminário Maior do Porto está prestes a passar por obras de requalificação com um prazo estimado de 4 a 5 anos. O objetivo é preparar o espaço para acolher novamente a comunidade formativa e oferecer uma dimensão turística.

Compromisso com a preservação do património

O padre Joaquim Samuel Guedes, ecónomo da Diocese do Porto, destaca a necessidade de preservar o valioso património histórico. Em parceria com a autarquia e a Direção Regional de Cultura do Norte, o seminário procura requalificar o espaço, permitindo que a sociedade o usufrua.

Transição para o Seminário de Vilar

Durante as obras, a comunidade do Seminário vai temporariamente para as instalações do Seminário Episcopal de Nossa Senhora do Rosário de Vilar. O projeto visa manter uma ala para a formação dos seminaristas, mantendo a tradição do local.

Desafios da obra e visão para o futuro

A complexidade arquitetónica da obra é reconhecida, sendo o coração histórico da cidade do Porto. Contudo, o padre Samuel Guedes expressa a determinação para concluir o projeto em aproximadamente quatro a cinco anos.

Turismo e abertura à comunidade

Além de preservar o propósito original da casa, a requalificação visa abrir espaços ao turismo. O acesso ao museu e à Biblioteca já atrai visitantes, mas o projeto pretende oferecer também um espaço de alojamento com vista para o rio Douro, proporcionando uma experiência cultural completa.

Continuidade da requalificação na Diocese do Porto

O padre destaca a tradição de requalificação na Diocese do Porto, mencionando a transformação do Seminário de Vilar há 30 anos. Desde então, a diocese adaptou espaços para responder às necessidades da comunidade, incluindo iniciativas de turismo.

Colaboração e transformação social

A Diocese do Porto destaca a importância de estabelecer parcerias e colaborar com a sociedade. Exemplos incluem as instalações do Seminário de Ermesinde, que durante a pandemia serviram como hospital de campanha e, posteriormente, como centro de acolhimento para refugiados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...