Destaque, Guimarães, Sociedade

Guimarães celebra as heroínas anónimas que desafiaram Salazar

O projeto WORTH (WOmen in Resistance in 20th century) está a lançar um apelo à população vimaranense para identificar e homenagear as mulheres que desempenharam um papel crucial na queda do regime de Salazar. Financiado pela União Europeia no âmbito do programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV), esta iniciativa pretende sensibilizar o público e aprofundar o conhecimento sobre a contribuição das mulheres na resistência durante o século XX na Europa.

A Iniciativa WORTH

O WORTH é uma colaboração internacional que envolve cinco organizações não governamentais da Itália, Eslovénia, Polónia, Roménia e Portugal. Em solo português, o projeto é liderado pela Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade Social, uma organização com vasta experiência na conceção e implementação de projetos europeus. Esta parceria internacional visa oferecer uma visão abrangente e uma reflexão transnacional sobre a temática da resistência feminina no século XX.

Resistência Feminina no Século XX

O projeto WORTH concentra-se na resistência ocorrida durante o século XX e no papel crucial que desempenhou na transição democrática. Pretende proporcionar uma visão mais inclusiva e uma dimensão europeia da história comum, ao mesmo tempo que promove uma cultura internacional da memória e uma compreensão mais equilibrada da história em termos de género.

O papel das mulheres vimaranenses

Relativamente ao contexto português, o projeto WORTH está particularmente interessado em identificar e destacar as mulheres vimaranenses que desafiaram o regime autoritário de António de Oliveira Salazar, contribuindo para o processo de democratização de Portugal. Estas mulheres, muitas vezes esquecidas pela história oficial, desempenharam papéis cruciais através de atividades de resistência política, social e cultural.

Como contribuir

O projeto WORTH convida a comunidade de Guimarães a partilhar as suas histórias, fotografias, documentos e memórias relacionadas às mulheres que desempenharam um papel ativo na resistência contra o regime de Salazar. Essas contribuições serão incorporadas num arquivo histórico e serão discutidas em eventos como o ‘Café do Mundo’, conversas com “Livros Vivos” e trilhos urbanos a serem realizados em Guimarães no próximo ano.

Participe e homenageie

Para contribuir com informações ou partilhar histórias, poderá entrar em contacto com o projeto WORTH através do endereço eletrónico rita-miranda@fraterna.org ou pelo telefone 253 55 22 12.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *