Automóveis, Destaque

Volvo anuncia fim da produção de carros a diesel até 2024

Na Climate Week NYC, a Volvo Cars revela seu compromisso com a eletrificação total até 2030 e a neutralidade climática até 2040.

A Volvo Cars anunciou , durante a Climate Week NYC, que encerrará a produção de todos os seus modelos a diesel até o início de 2024. Este movimento marca um passo significativo em direção à eletrificação total da marca sueca e está alinhado com seu compromisso de comercializar exclusivamente automóveis totalmente elétricos a partir de 2030, com o objetivo de alcançar a neutralidade climática até 2040.

Rumo à eletrificação total

A Volvo Cars estabeleceu metas ambiciosas para enfrentar a crise climática, tornando-se um dos pioneiros na indústria automobilística a abandonar os motores a diesel. Em novembro de 2022, a empresa já havia descontinuado o desenvolvimento de novos motores de combustão e vendido a sua participação na Aurobay, uma joint venture que abrigava ativos relacionados a motores de combustão interna.

Jim Rowan, CEO da Volvo Cars, enfatizou a superioridade dos grupos propulsores elétricos, destacando a redução de ruído, vibração e custos de manutenção para os clientes, bem como a eliminação de emissões de gases de escape. Ele afirmou: “Estamos totalmente concentrados na criação de uma gama vasta de automóveis premium, totalmente elétricos, que cumpram tudo o que os nossos clientes esperam de um Volvo. Serão também uma parte fundamental da nossa resposta às alterações climáticas.”

Urgência de agir

A decisão da Volvo de eliminar os motores a diesel até 2024 reflete a rapidez com que a indústria automobilística e as preferências dos consumidores estão a mudar em resposta à crise climática. Há apenas quatro anos, os motores a diesel dominavam as vendas de veículos novos. Hoje, a maioria das vendas da Volvo na Europa consiste em automóveis eletrificados, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar urbano, uma vez que os motores a diesel emitem óxido de azoto prejudicial à saúde.

A urgência das ações climáticas também foi destacada pelo recente relatório Global Climate Stocktake das Nações Unidas. Jim Rowan instou os líderes políticos e da indústria a serem “fortes e decisivos” na implementação de políticas e ações significativas para combater as alterações climáticas.

Para reforçar esse compromisso, Anders Kärrberg, Chief Sustainability Officer da Volvo Cars, participará de um evento organizado pela Coligação Accelerating to Zero (A2Z) na Climate Week NYC. A Volvo é parte signatária da Declaração de Glasgow sobre Veículos de Emissão Zero, da qual a A2Z faz parte, buscando tornar 100% das vendas globais de automóveis novos isentas de emissões de gases de escape até 2040.

Embora a meta da Volvo seja ainda mais ousada, a empresa espera inspirar outras ações audaciosas no combate às alterações climáticas. O anúncio sobre os motores a diesel e a participação em debates e eventos na Climate Week NYC demonstram o compromisso contínuo da Volvo com um futuro mais sustentável.

Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *