A Toyota atingiu outro marco a caminho de um futuro de neutralidade carbónica com o lançamento de um protótipo elétrico da Hilux com pilha de combustível a hidrogénio.
A Toyota revelou o seu mais recente avanço na procura por uma mobilidade sustentável, com o lançamento de um protótipo elétrico da Hilux equipado com uma pilha de combustível a hidrogénio. Este projeto, que reflete a estratégia europeia da Toyota para neutralizar as emissões de carbono, é o resultado de um esforço conjunto realizado na fábrica da Toyota Manufacturing UK em Derby, Inglaterra, com financiamento do Governo do Reino Unido.
Um novo passo para a neutralidade carbónica
A Toyota continua a sua busca incansável por soluções de mobilidade sustentável, e o protótipo da Hilux com pilha de combustível a hidrogénio é a mais recente prova desse compromisso. Esta inovadora pick-up é uma extensão da estratégia multitecnológica da Toyota, que visa oferecer uma variedade de opções de veículos elétricos para atender às diversas necessidades de mobilidade em todo o mundo.
A tecnologia por trás da Hilux a hidrogénio
O protótipo da Hilux utiliza a comprovada tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio da Toyota, que já está em uso no sedan Mirai. Esta tecnologia permite uma condução livre de emissões de carbono, com o único subproduto sendo água pura. Graças aos três tanques de hidrogénio de alta pressão, a autonomia esperada da Hilux é superior a 600 km, superando significativamente os sistemas de bateria elétrica.
O caminho até aqui
O projeto da Hilux com pilha de combustível a hidrogénio começou em 2022, com um estudo de viabilidade realizado pela Toyota Manufacturing UK e Toyota Motor Europe. O financiamento do Governo do Reino Unido, através do Advanced Propulsion Centre, permitiu que o projeto avançasse rapidamente. O desenvolvimento envolveu vários parceiros do consórcio e foi construído seguindo os princípios do Sistema de Produção Toyota (TPS).
Os membros do consórcio
- Toyota Manufacturing UK (TMUK): A TMUK é um centro de produção fundamental para a Toyota na Europa, e este projeto é uma extensão do compromisso da empresa com a mobilidade sustentável.
- Ricardo: A consultora global de engenharia desempenhou um papel fundamental na integração técnica dos componentes da pilha de combustível no chassi da Hilux.
- European Thermodynamics (ETL): A ETL concentrou-se em soluções térmicas de alta integridade e estudou vários ventiladores reversíveis.
- D2H Advanced Technologies: Esta empresa de engenharia de alta tecnologia focou-se em simulação, modelagem e design, contribuindo para a análise de CFD do projeto.
- Thatcham Research: Especializada em inteligência de risco automóvel, a Thatcham Research apoiou o projeto com consultoria de reparação sustentável e formação em hidrogénio para o mercado de reparação automóvel.
Este projeto não apenas representa um passo importante na jornada da Toyota em direção a um futuro de mobilidade sustentável, mas também destaca a capacidade da indústria automobilística de inovar e adaptar-se às crescentes preocupações ambientais. A Hilux com pilha de combustível a hidrogénio promete ser um marco na busca por soluções de transporte mais ecológicas.
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