Cultura, Destaque, Porto, Sociedade

Torre dos Clérigos assinala 250 anos da morte de Nicolau Nasoni

A emblemática Torre dos Clérigos, no Porto, assinala hoje, 30 de agosto, 250 anos da morte do famoso arquiteto italiano Nicolau Nasoni, através de uma série de atividades que incluem uma caminhada, publicações e música. A celebração também convida toda a cidade a participar deste evento significativo.

Através destas iniciativas, a Torre dos Clérigos não só pretende recordar o arquiteto responsável pela sua criação, mas também valorizar o legado do homem reconhecido como “o Arquiteto do Porto”. Nicolau Nasoni deixou uma marca indelével no panorama arquitetônico e artístico da cidade do Porto no século XVIII, e a sua influência barroca se traduziu em muitos dos monumentos mais icônicos da cidade.

Dentre os monumentos que se destacam na cidade do Porto, incluem-se a torre e o complexo dos Clérigos, elementos arquitetônicos na catedral, a fachada da igreja da Misericórdia, a Casa de Ramalde, a Quinta da Prelada, o Palácio do Freixo, além de toques artísticos na igreja do Carmo.

Hoje, 30 de agosto de 2023, marcam-se os 250 anos da morte do arquiteto italiano Nicolau Nasoni (02/06/1691 – 30/8/1773). A Torre dos Clérigos convida, assim, a comunidade portuense a participar em diversas iniciativas abertas a todos.

Destaque vai para a caminhada nasoniana intitulada ‘O Porto de Nasoni’, que percorrerá locais simbólicos da relação do arquiteto com a cidade. A caminhada começará às 18h00 na Sé, passando pelo Paço Episcopal, igreja da Misericórdia, Rua Nicolau Nasoni, e culminará na igreja dos Clérigos às 19h15. Durante esta ocasião, será apresentado o livro guia ‘O Porto de Nasoni’, atualizado e com novas fotografias, elaborado pelo historiador Joel Cleto e Sérgio Jacques, que também irão orientar a caminhada.

O livro de bolso, ‘O Porto de Nasoni’, oferece detalhes minuciosos sobre as obras de Nasoni na área do Porto, além de sugestões de itinerários nos quais os visitantes podem se deparar com criações do arquiteto.

Após a caminhada, está previsto um Concerto de Metais pela Banda Sinfónica Portuguesa, no interior da igreja dos Clérigos.

A catedral do Porto testemunhou os primeiros trabalhos do arquiteto Nicolau Nasoni na cidade em 1725, culminando na sua obra-prima, a torre dos Clérigos, onde ele foi sepultado após o seu falecimento em 1773.

A Irmandade dos Clérigos, que gere o conjunto arquitetônico Clérigos, classificado como Monumento Nacional desde 1910, convida a cidade para uma celebração que honra o legado de Nicolau Nasoni, um dos nomes mais influentes da história da arquitetura do Porto.

Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *