O Papa Francisco anunciou hoje a nomeação de D. Rui Valério como o novo Patriarca de Lisboa, sucedendo ao cardeal D. Manuel Clemente. A notícia foi divulgada pela Nunciatura Apostólica em comunicado.
Tomada de posse agendada para setembro
A tomada de posse de D. Rui Valério como Patriarca de Lisboa está marcada para o dia 2 de setembro, às 11h00, na Sé Patriarcal. A entrada solene acontecerá no dia seguinte, às 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos.
Percurso de D. Rui Valério
D. Rui Manuel Sousa Valério, natural da Urgueira, Concelho de Ourém, com 58 anos, é até agora bispo das Forças Armadas e de Segurança. Membro da congregação dos Padres Monfortinos, ele fez a sua profissão perpétua em outubro de 1990 e foi ordenado sacerdote em março de 1991 em Fátima.
Ao longo do seu percurso, exerceu funções nas paróquias do Concelho de Castro Verde, na Diocese de Beja, e também na Póvoa de Santo Adrião, no Patriarcado de Lisboa. Em 2018, foi nomeado bispo pelo Papa Francisco.
Lema episcopal e reconhecimentos
O novo Patriarca de Lisboa adotou como lema episcopal ‘in manibus tuis’ (nas tuas mãos), refletindo um profundo sentido de abandono nas mãos de Deus. D. Rui Valério também foi condecorado pelo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas com a Medalha Cruz de São Jorge, de 1.ª classe, em 2021, pelo seu caráter inspirador e dedicação ao serviço.
Sucessão de D. Manuel Clemente
O anterior Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, apresentou a sua renúncia ao Papa ao completar 75 anos, idade limite para exercer o ministério, conforme o Direito Canónico. D. Manuel Clemente permanecerá como administrador apostólico do Patriarcado de Lisboa até a tomada de posse de D. Rui Valério.
A Diocese de Lisboa conta ainda com D. Joaquim Mendes e D. Américo Aguiar como auxiliares, sendo que o último será elevado a cardeal por Francisco em 30 de setembro.
Lisboa, uma cidade com uma história cristã que remonta aos primeiros séculos, recebe agora o 19.º Patriarca, D. Rui Valério, para continuar a liderar a comunidade católica na capital portuguesa.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech