Lisboa, Sociedade

JMJ juntou quatro congregações Maristas em Encontro Internacional em Carcavelos

Jovens religiosos reúniram-se na semana antes da Jornada Mundial da Juventude para “abrir horizontes” e celebrar a sua família marista

Irmãs, Missionárias, Irmãos e Padres Maristas de várias nacionalidades encontraram-se no ‘Into The Deep’

O encontro internacional “Into The Deep” reúniu as quatro congregações Maristas – Irmãs Maristas, Irmãs Maristas Missionárias, Padres Maristas (SM) e Irmãos Maristas (FMS) – na semana que antecedeu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa. O evento, que aconteceu desde o dia 23 de julho, visou proporcionar momentos de união e partilha entre os jovens religiosos que se dedicam a diferentes missões em todo o mundo.

O irmão Rui Pires, da equipa de organização, destacou que a JMJ foi uma “oportunidade” para reunir as quatro congregações Maristas, que ao longo da história estiveram um pouco afastadas devido às suas missões específicas. No entanto, desde a JMJ de 2013, estas congregações têm aproveitado a ocasião para se encontrarem e descobrir o que têm em comum.

O encontro ‘Into The Deep’ decorreu em Carcavelos, no Colégio Marista, e acolheu cerca de 220 peregrinos provenientes de países como Sri Lanka, Madagascar, Coreia, Vietnam, Brasil, El Salvador e Guatemala. Entre eles, a maioria eram irmãs maristas, acompanhadas por aproximadamente 40 padres maristas e outros elementos.

Com o lema “rumo ao profundo”, os jovens religiosos escolheram esta iniciativa para se conhecerem melhor enquanto família e enfrentar o desafio de acolher irmãos de diferentes culturas e maneiras de estar na vida.

“A comunicação tem sido a base destes dias intensos, desde a preparação até à chegada dos peregrinos. Todos têm trazido um grande entusiasmo para viver estes dias e a semana da JMJ”, partilhou Rui Pires.

Sem espinhas!

Durante o encontro, cada congregação foi responsável por um dos dias, abordando temas como “acreditar, ter esperança, adorar e amar”. Para garantir que as refeições são adequadas a todas as culturas representadas, foi escolhido um menu tradicional português, destacando o bacalhau, que é um prato conhecido por não ter espinhas.

O Encontro Internacional de Jovens Maristas culminou com o Festival Marista, que aconteceu no Externato Marista de Lisboa, no dia 31 de julho. O evento foi aberto a todos, incluindo as comunidades escolares dos colégios e casas maristas, e contarou com um concerto à noite para celebrar em festa a família marista.

Com esta iniciativa, os jovens religiosos esperam fortalecer os laços fraternos e inspirar-se mutuamente para continuar o seu compromisso com a missão Marista em todo o mundo. A Jornada Mundial da Juventude em Lisboa será, certamente, uma oportunidade para estes jovens partilharem a sua fé e vivenciarem momentos inesquecíveis de união e fraternidade.